Questões de Concursos Públicos: Testes Psicológicos Testes Psicométricos e Testes Projetivos

Encontre aqui questões Testes Psicológicos Testes Psicométricos e Testes Projetivos de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

No Inventário Fatorial de personalidade IFP-II, a interpretação que indica uma ausência de respeito, admiração e reverência, bem como de desejo de dar suporte a um superior, corresponde a um percentil baixo em
De acordo com os conceitos de Vaz e Alchieri (2016), qual das seguintes variáveis NÃO faz parte das categorias de classificação do tipo determinante na Técnica de Zulliger?
Levando em conta os conceitos da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - 4ª Edição (WISC-IV), e a qual índice cada subteste faz parte, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Cubos. 2. Digitos. 3. Semelhanças. 4. Código.
Coluna 2 ( ) Índice de Compreensão Verbal. ( ) Índice de Organização Perceptual. ( ) Índice de Memória Operacional. ( ) Índice de Velocidade de Processamento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Um paciente de 69 anos de idade é viúvo, tem dois filhos, já pode se aposentar, mas prefere continuar trabalhando no banco como contador. Sempre foi admirado por ter ótima memória e domínio de cálculos. Há um ano, os filhos começaram a perceber que o pai passou a apresentar dificuldade em realizar atividades como contar uma história e fazer contas quando estava em ambiente de múltiplos estímulos (televisão, rádio, conversas), distraindo-se com facilidade e somente conseguindo conversar com diminuição dos estímulos. Demonstra dificuldade para manter novas informações e relatar coisas que acabaram de ser ditas ou de se lembrar do que fez no dia anterior. Os filhos inicialmente acreditaram se tratar do processo de envelhecimento normal. Porém, atualmente, por vezes, o pai não os reconhece, chamando-os de “aquele homem” e “aquela moça” quando se refere a eles. Eles, então, decidiram levar o pai ao neurologista que, após a anamnese, suspeitou de que se tratasse de um transtorno neurocognitivo maior, encaminhando o paciente para avaliação psicológica.  

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O miniexame do estado mental (MEEM), o montreal cognitive assessment (MOCA) e o teste Pfeiffer são testes cujo propósito é auxiliar no diagnóstico de demências em idosos.

O funcionamento executivo reflete processos de ordem superior que influenciam o desempenho em outras tarefas cognitivas. O funcionamento executivo medido pelo WISC-IV se concentra principalmente no planejamento imediato, no automonitoramento e na resistência a respostas impulsivas (Holdnack & Weiss 2016).
Com relação ao conceito de automonitoramento, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação ao caso clínico anteriormente relatado, uma das irmãs mais novas do paciente descrito tem 7 anos de idade e está frequentando a escola pública do próprio bairro, cursando atualmente o primeiro ano do ensino fundamental. Em uma das visitas domiciliares na casa da mãe dos pacientes, a equipe de Saúde da Família (eSF) recebeu a queixa de que a menina estava querendo abandonar a escola e que estava apresentando diversos problemas de aprendizagem e comportamentos inadequados no contexto escolar, além de frequentemente demonstrar medo, ansiedade e insegurança. Diante disso a eSF resolveu encaminhar a paciente a um serviço especializado de psicologia e psicopedagogia, a fim de realizar uma avaliação psicológica. O processo de avaliação psicológica foi, então, iniciado e consistiu de um total de nove encontros.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O teste das matrizes progressivas de Raven configura-se como um instrumento de mensuração de estados psicológicos, como a ansiedade e o estresse, sendo indicado na avaliação psicológica da paciente por esses motivos.

Qual das alternativas NÃO é um dos fatores de segunda ordem do Inventário Fatorial de personalidade IFP-II?