Questões de Concursos Públicos: Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Encontre aqui questões Teorias do Ensino e da Aprendizagem de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Considere o texto abaixo.

Na verdade, seria incompreensível se a consciência de minha presença no mundo não significasse já a impossibilidade de minha ausência na construção da própria presença. Como presença consciente no mundo não posso escapar à responsabilidade ética no meu mover-me no mundo. Se sou puro produto da determinação genética ou cultural ou de classe, sou irresponsável pelo que faço no mover-me no mundo e se careço de responsabilidade não posso falar em ética. Isto não significa negar os condicionamentos genéticos, culturais, sociais a que estamos submetidos. O excerto acima, extraído de obra de Paulo Freire, oferece elementos para considerarmos os processos de educação escolar e não escolar dos indivíduos.

A partir das formulações nele contida, os indivíduos

A aprendizagem numa perspectiva sociointeracionista ocorre no contexto da Zona de Desenvolvimento Proximal. Entendendo este conceito, assinale a alternativa correta.

Sobre as ações que o Orientador Educacional deve promover, no âmbito da intervenção escolar, são feitas as afirmativas abaixo.

I A discussão sobre o fracasso escolar à luz, somente, da dimensão pedagógica.

II A viabilização de meios para que haja uma complementação das lacunas existentes, a fim de que não se efetive e cristalize o fracasso escolar.

III O trabalho em relação à autoestima e às fontes viáveis de eliminação do fracasso.

IV A disponibilização de espaços para que os alunos enriqueçam e aprofundem seu conhecimento.

Das afirmativas acima, estão corretas:

Várias razões devem ser consideradas, a fim de entender de forma satisfatória alguma das características básicas dos projetos interdisciplinares. Para Silva (LUDKE, 2006, p. 68-73), esses pontos, entre outros, devem ser considerados pelos professores como características básicas dos projetos, EXCETO:

Assinale a alternativa correta. Para Paulo Freire:

Em uma escola de ensino fundamental foi implantada uma ação para propiciar a melhoria do rendimento escolar. Essa ação estava centrada na distribuição de objetos escolares como prêmios para todos os alunos que obtivessem nota superior a sete pontos.

Nessa situação, é correto afirmar que essa ação está baseada na teoria de aprendizagem denominada

Julgue os itens seguintes, relativos à classificação das tendências pedagógicas da educação de crianças menores de 6 anos em tendência romântica, cognitiva e crítica. A tendência romântica concebe a pré-escola como o “jardim de infância”, onde as crianças são as “sementinhas” e a professora é a “jardineira”; baseada no desenvolvimento natural das crianças.

Segundo Monica Thurler, caracterizam o "clima" de escolas consideradas eficazes:

Educação centrada no aluno, com vistas a utilizar as experiências significativas para formar a personalidade desse aluno, define o papel do professor como facilitador da aprendizagem. Cabe à escola o desenvolvimento de ações que promovam a formação de atitudes. Essas são definições características da Pedagogia:
A partir da metade do século XX, no Brasil, surgem novas teorias nas áreas da psicologia educacional, propondo que o conhecimento é construído em ambientes naturais de interação social, estruturados culturalmente. São pais dessa teoria: