Questões de Concursos Públicos: Teoria em Arte

Encontre aqui questões Teoria em Arte de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Quando o ser humano faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa nos mostrar exatamente como as coisas são no mundo natural ou vivido, e sim como as coisas podem ser de acordo com a sua visão. A função da arte e o seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas, sim, na representação simbólica do mundo humano. Baseados nessa perspectiva, podemos destacar arte erudita, popular e de massa. Deste modo, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A arte erudita refere-se àquela produzida e apreciada pela elite de uma sociedade, mas não necessariamente uma elite econômica, compreendida pelas pessoas ricas, e sim por uma pequena parcela, uma minoria de pessoas que conhecem vários estilos artísticos e que são bem informadas, ou seja, a elite cultural.

( ) A arte erudita caracteriza-se por apresentar esforço para captar o significado da existência humana, instigar o público apreciador a mudar sua visão de mundo e envolver o desenvolvimento dos códigos artísticos.

( ) Podemos citar como características da arte erudita: ter um alcance abrangente; ser de rápida visualização e de fácil acesso; ser produzida por uma minoria cultural para entretenimento e apreciação de muitos; ser interpretada por vários pontos de vista diferentes em relação aos seus significados; poder utilizar-se de todas as manifestações artísticas como as artes visuais, as artes cênicas, a dança e a música através dos meios audiovisuais; acompanhar tendências e mudanças contemporâneas que influenciam a sua criação; ser comercializada fazendo parte de um grande mercado consumidor.

( ) No outro extremo, encontra-se a arte popular, ou seja, aquela feita pelo povo e para o povo. O artista popular mantém raízes com a comunidade da qual faz parte, sendo grandemente influenciado, na sua criação, pelos seus motivos e significados simbólicos e estéticos.

( ) Arte popular possui como principais características: ser geralmente anônima, pois é resultado de várias colaborações que passam de geração em geração ao longo do tempo, geralmente feita oralmente; apresentar visão de mundo de um determinado grupo social; expressar os sentimentos comuns de uma coletividade.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933, na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. Nessa perspectiva, a Bauhaus

A Arte deve ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) Surgiram os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho Pedagógico.

II. ( ) O ensino da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação Musical no trabalho escolar.

III. ( ) A Lei 5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Brasil, passou a considerar a Arte como experiência de sensibilização e conhecimento genérico.

IV. ( ) Com o estabelecimento da Lei 5692/71, nas escolas, a Arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar. Além disso, os professores de Arte deveriam atender a todas as linguagens artísticas com um sentido de prática polivalente.

V. ( ) Para ajudar no enfrentamento e na superação dos problemas, ausências e distorções do Ensino da Arte, foram organizadas, a partir de 1972, as Associações de Arte-Educadores em diversos estados do Brasil.

Marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

O que é perspectiva na arte?

Sobre o procedimento de Improvisação Teatral, tomando por base o pensamento Spoliano, observe as questões a seguir.

I) Utiliza-se a instrução de jogo para situar o FOCO de atenção.

II) A improvisação não tem um passo-a-passo definido.

III) O jogador deixar-se levar por resoluções de jogo inesperadas.

IV) O ?problema do jogo? aprisiona o jogador, sendo prejudicial para ele.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

De acordo com a estética da comunicação, a busca por uma nova sensibilidade estética está baseada em dez princípios explicitados por Costa (1991). Sobre estética da comunicação, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A estética da comunicação é uma estética de eventos; não se identifica com as questões formais e o acontecimento mostra -se como fluxo espaço-temporal, destacando a noção de interactive living process.

( ) Tecnicamente, o evento é alcançado por meio de aparelhos que possibilitam a comunicação entre locais geograficamente distintos. O evento existe na perspectiva do aqui e agora, não se expandindo no espaço-tempo.

( ) Não importa o conteúdo que está sendo transmitido, mas, sim, a rede de trocas que está sendo ativada e as condições funcionais dessas trocas. Neste sentido, todo evento é um exercício de metacomunicação.

( ) O evento acontece em tempo não real.

( ) O evento não é a mobilização de conceitos, é mais uma mobilização de energia.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Com relação às concepções de figurino de diferentes dramaturgos e em diferentes épocas, assinale a opção correta.

Considerando a história das artes cênicas no Ceará, assinale a opção que corresponde ao nome da atriz cearense que estreou no ano de 1923 em O camponês apaixonado, de Paurilo Barroso, e é considerada um ícone do teatro cearense, especialmente na primeira metade do século XX.

Qual é a relação entre a arte e a política?

Quem foi o autor do livro "O Olhar do Outro: Intersubjetividade e Arte"?