Entrar

Questões de Concurso: Tecnologias Educacionais

Confira aqui questões de Tecnologias Educacionais para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Tendo como referência várias experiências relativas ao uso das mídias na educação, julgue o item a seguir.

A TV Escola e o Salto para o Futuro, iniciativas criadas na década de 90 do século passado pelo governo federal e ainda em atividade e disponíveis nas escolas públicas, são exemplos de políticas públicas de comunicação e educação.

🧠 Mapa Mental

Tendo como referência várias experiências relativas ao uso das mídias na educação, julgue o item a seguir.

O Projeto Minerva foi um serviço de radiodifusão educativa do Ministério da Educação que visava qualificar a mão de obra e preparar alunos para o vestibular. Foi implementado como solução, em curto prazo, para os problemas de desenvolvimento econômico do país.

🧠 Mapa Mental

Tendo como referência várias experiências relativas ao uso das mídias na educação, julgue o item a seguir.

Atrelado ao projeto pedagógico, o uso da tecnologia é suficiente para a melhoria da aprendizagem, por tornar mais eficiente e agradável o processo de construção do conhecimento, contribuindo para a transformação pedagógica, social e cultural.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

    A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.

Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue o próximo item, relativo à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

Ambientes de aprendizagem interativa buscam promover a colaboração entre estudantes, professores, cientistas e educadores, funcionando, entre outras coisas, como fontes de informação, como ferramentas cognitivas e de colaboração, de apoio contextual e social.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

É consenso que crianças e adolescentes, os denominados nativos digitais, possuem facilidade para lidar com as mais complexas tecnologias e, por isso, não necessitam passar por capacitação em letramento digital.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Iniciativas educacionais e culturais têm procurado minimizar a discrepância no acesso às tecnologias da informação e comunicação por meio da utilização das mídias nos processos educacionais.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

O desafio da educação escolar é consolidar a escola como um espaço de compreensão e apropriação das multifacetadas linguagens provenientes das mutações tecnológicas que caracterizam a contemporaneidade. Nesse sentido, a escola assume a responsabilidade institucional de ser o exclusivo lugar de legitimação do saber.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Apesar de não ter a mesma função que a escola, as mídias, ao emprestar suas múltiplas linguagens aos projetos pedagógicos, apresentam um potencial educativo.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Os autores são unânimes ao considerar os computadores promotores de isolamento social, tanto no trabalho corporativo como na educação, criando lacunas para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

As vantagens da integração das tecnologias na educação incluem o acesso e a produção de informação, a promoção da comunicação a distância e das formas de interação social e a possibilidade de serem utilizadas como ferramenta para o trabalho colaborativo.

🧠 Mapa Mental