Entrar

Questões de Concurso: Sondagens

Confira aqui questões de Sondagens para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Sondagens e ensaios

As investigações geotécnicas são tão importantes para a obra como, por exemplo, o levantamento topográfico. Sem conhecer o solo, grandes erros podem ser cometidos, levando uma obra à falência. Para melhor conhecer o solo, existe um amplo espectro de sondagens e ensaios que devem ser escolhidos e utilizados conforme a situação da obra e do terreno.

Standard Penetration Test (SPT)

O SPT é, por enquanto, a sondagem mais utilizada no Brasil. É uma sondagem de reconhecimento do solo, criado para coletar amostras. O amostrador de SPT desce através de cravação, deixando um martelo de 65 kg cair 75 cm. O número N, a quantidade de golpes, passou a ser utilizado para obter uma aproximação da resistência do solo.

Internet: (com adaptações).

Em uma sondagem, em determinado trecho do terreno, foram necessários 6 golpes para cravar o amostrador 15 cm no terreno. Em seguida, aplicaram-se 7 golpes para cravar o amostrador mais 15 cm. Foram requeridos 9 golpes, para cravar os últimos 15 cm. O número N apresentado no laudo de sondagem para este trecho foi igual a

🧠 Mapa Mental

O ensaio de SPT-T, utilizado na investigação geotécnica, é empregado em substituição ao ensaio de SPT quando se quer

I. identificar corretamente o desempenho de um solo sedimentar com presença de pedregulhos;
II. identificar solos colapsíveis;
III. definir a resistência "N" oferecida pelo solo à cravação do amostrador padrão.

Está correto o contido em

🧠 Mapa Mental

A programação de sondagens deve satisfazer a exigências mínimas que garantam o reconhecimento das condições do subsolo. Tais exigências referem-se a recomendações quanto ao número, localização e profundidade de sondagens de simples reconhecimento. Considere as afirmações abaixo.

I. As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para cada 200 m2 de área da projeção do edifício em planta, até 1.200 m2 de área. Entre 1.200 m2 e 2.400 m2 deve-se fazer uma sondagem para cada 400 m2 que excederem 1.200 m2.

II. Acima de 2.400 m2 o número de sondagens deve ser fixado de acordo com a construção, satisfazendo ao número mínimo de uma sondagem para área de projeção em planta do edifício até 200 m2 e duas para área entre 200 m2 e 400 m2.

III. Em casos de estudos de viabilidade ou de escolha do local, o número de sondagens deve ser fixado de forma que a distância máxima entre elas seja de 100 m, com um mínimo de três sondagens.

Está correto o que se afirma APENAS em

🧠 Mapa Mental
Durante os processos de perfuração para a execução de sondagens de simples reconhecimento de solos com SPT, deve-se atentar para os seguintes procedimentos:
🧠 Mapa Mental

Esta prática é sem dúvida, a técnica que melhor satisfaz aos fins de prospecção, pois não só permite uma observação in loco das diferentes camadas, como também a extração de boas amostras. O seu emprego, no entanto, encontra-se, na prática, limitado pelo seu elevado custo, o qual o torna, às vezes, economicamente proibitivo, exigindo onerosos trabalhos de proteção a desmoronamentos e esgotamentos de água, quando a prospecção desce abaixo do nível freático. Essa prática de prospecção é chamada:

🧠 Mapa Mental

Durante a realização da sondagem mista,

🧠 Mapa Mental