Questões de Concursos Públicos: Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar

Encontre aqui questões Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

No trabalho em equipe, torna-se necessária a convivência entre os profissionais, estruturada de diferentes maneiras e com denominações distintas, a exemplo de equipe multiprofissional e equipe interdisciplinar. Com relação às estruturas de convivência citadas, assinale a opção correta.
Por interdisciplinaridade compreende-se:
A Resolução nº 557/2009, do Conselho Federal de Serviço Social, dispõe sobre a emissão de pareceres, laudos, opiniões técnicas conjuntos entre o assistente social e outros profissionais. Ao encontro disso, quando o assistente social integrar equipes multidisciplinares, deve incentivar e estimular o trabalho interdisciplinar. Nesse sentido, na emissão de opinião técnica o assistente social:
I- Deverá respeitar as normas e limites legais, técnicos e normativos das outras profissões, em conformidade com o que estabelece o Código de Ética do Assistente Social. II- Poderá socializar o estudo social e informações referente às famílias em atendimento, garantindo a prática interdisciplinar. III- Deverá emitir sua opinião técnica somente sobre o que é de sua área de atuação, assinando e identificando seu número de inscrição no Conselho Regional de Serviço Social.
É correto o que se afirma em:
É praxe dos assistentes sociais exercerem suas funções em parceria com outros profissionais, de diferentes especialidades. Isso é comum, por exemplo, no trabalho realizado por assistentes sociais e psicólogos nos serviços socioassistenciais e nas varas da infância e juventude. Em torno do tema interdisciplinaridade está CORRETO afirmar que:
(__)A interdisciplinaridade é requisitada como meio de agregar saberes para atuarem onde a acumulação do saber encontra seu limite.
(__)O Serviço Social constitui-se uma profissão essencialmente interdisciplinar, pois conta com uma teoria própria e dialoga com diversas teorias, na busca de compreender e responder às questões oriundas da questão social.
(__)A prática interdisciplinar exige muito mais que a presença de profissionais de diferentes formações em uma mesma equipe ou projeto, demanda, sobretudo, o abandono de posturas profissionais sectárias e centralizadoras.
(__)As relações profissionais e de poder tendem à horizontalidade, as estratégias de ação são comuns e estabelece-se uma troca recíproca de conhecimento entre as diferentes disciplinas.
(__)A prática interdisciplinar contribui com o reconhecimento dos sujeitos em sua totalidade, logo, possibilita a construção de respostas profissionais que visem ao atendimento de suas demandas na perspectiva da incompletude.
(__)A questão da comunicação é relevante na formação de uma equipe interdisciplinar, pois cada profissional deve comunicar seu saber, dar sua contribuição, bem como expor suas limitações, do mesmo modo que ouvir as demais áreas e buscar compreendê-las, sem que isso signifique uma "invadir" ou "ser invadido" em cada área do saber.
Após análise, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA dos itens acima:
Sobre a prática interdisciplinar no trabalho da Assistência Social, verifique as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A prática interdisciplinar pressupõe a desconstrução, uma ruptura com o tradicional e com o cotidiano tarefeiro. II. A prática interdisciplinar depende da existência prévia de pessoas formadas em disciplinas bem definidas, que em determinados momentos buscam conhecimentos e estabelecem formas de cooperação com pessoas de outras áreas. III. A interdisciplinaridade irá abolir as diferenças e os abismos de comunicação que existem entre as diversas tradições de trabalho. IV. Buscar a prática interdisciplinar no trabalho significa que todos os profissionais precisam saber tudo.
Marilena Chauí, em seu livro intitulado Introdução à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles (2002), afirma:
Enganam-se, pois, os que supõem que a realidade é tranquila e inerte. Ela é inquieta e móvel, tensa, concordante porque discordante, e da guerra nasce a ordem ou o cosmo, equilíbrio dinâmico de forças contrárias que coexistem e se sucedem sem cessar. A unidade do mundo é sua multiplicidade. Tudo é um porque o um é tudo ou todas as coisas.
O pensamento da autora outorga bases para compreender o conceito de interdisciplinaridade considerando
    Gabriela é assistente social e trabalha em uma entidade de assistência social. Na mesma entidade atua Diego, que é estagiário de serviço social recém-inserido no campo e tem como supervisora a assistente social Vanessa, que se identifica como uma mulher trans e gerencia a equipe multiprofissional da entidade, formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e sociólogos que atuam nos atendimentos à população. No desempenho de suas funções de gerente, Vanessa incentiva realização de um trabalho interdisciplinar, tendo em vista a complexidade da demanda. Recentemente, Diego procurou Gabriela para uma conversa. Na ocasião, verbalizou que desejava ser supervisionado por ela, alegando que não compreendia as pessoas transexuais e, mesmo afirmando que não tinha preconceito, não acreditava que pessoas travestis e transexuais possuíssem capacidades profissionais qualificadas. Gabriela concordou com a opinião de Diego e, ainda, fez críticas severas, não construtivas, pouco comprováveis e infundadas ao trabalho de Vanessa, a qual teve conhecimento do ocorrido e decidiu conversar com ambos. Afirmou ter se sentindo ofendida profissionalmente e que tomaria as devidas ações junto aos órgãos de direito, especialmente ao conselho profissional, e, ainda, que adotará todas as medidas necessárias, inclusive quanto ao restabelecimento da sua honra profissional.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, com base na Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social (Lei n.º 8.662/1993 e suas alterações) e no Código de Ética do(a) Assistente Social, instituído pela Resolução CFESS n.º 273/1993 e suas alterações.
É direito e dever de Vanessa promover, sempre que possível, a atuação interdisciplinar entre os membros da sua equipe.

Em relação aos direitos, à forma de tratamento e aos encaminhamentos na área de Saúde Mental de crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.

Na saúde mental, a lógica da interdisciplinaridade exclui as responsabilidades e intervenção específica dos(as) profissionais de Serviço Social.

A Assembleia Legislativa recebeu uma denúncia sobre a degradação do meio ambiente no estado do Amapá. Para a análise da situação foi constituída uma equipe interdisciplinar com o objetivo de elaborar um parecer sobre a matéria. O posicionamento da equipe deve se pautar pela seguinte diretriz:

Em relação às possibilidades das atribuições dos(as) assistentes sociais na rotina de pacientes em tratamento de diálise, julgue o item a seguir.

A abordagem transdisciplinar é imprescindível para que os pacientes sejam vistos em sua totalidade.