Questões de Concursos Públicos: Sequências Lógicas de Números

Encontre aqui questões Sequências Lógicas de Números de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Observando a seqüência (2, 5, 11, 23, 47, 95, ...) verifica-se que, do segundo termo em diante, cada número é obtido a partir do anterior, de acordo com uma certa regra. Nessas condições, o sétimo elemento dessa seqüência é

Na sequência: 111, 112, 113, 122, 123, 124, 133, 134, 135, 144, . . ., a diferença entre o 20° termo e o 11° termo é superada pela diferença entre o 17° termo e o 5° termo em

No esquema abaixo, considere a relação existente entre o primeiro e o segundo grupos de letras, a contar da esquerda. A mesma relação deve existir entre o terceiro grupo e o quarto, que está faltando.

A C E B : D F H E :: L N P M : ?

O grupo de letras que substitui corretamente o ponto de interrogação é

Observe que há uma relação entre os dois primeiros grupos de letras apresentados abaixo. A mesma relação deve existir entre o terceiro e quarto grupo, que está faltando.

DFGJ : HJLO :: MOPS : ?

Considerando que as letras K, Y e W não pertencem ao alfabeto oficial usado, o grupo de letras que substituiria corretamente o ponto de interrogação é

As seguintes sequências cíclicas de números foram inventadas considerando operações matemáticas. As setas indicam uma determinada operação cujo primeiro termo é o número que vem antes da seta, e o resultado é o número que vem após a seta. Seguem dois exemplos completos:

Imagem 013.jpg

Considere as sequências a seguir com exatamente a mesma lei de formação das sequências I e II:

Imagem 014.jpg

Os valores de M, N, P e Q são, respectivamente,

Mário pensou em um número de dois algarismos, multiplicou por 3, somou 17, inverteu a ordem dos algarismos e obteve um número do conjunto {63, 64, 65, 66, 67}.

O número que Mário pensou foi