Entrar

Questões de Concurso: Sepse Grave e Choque Séptico

Confira aqui questões de Sepse Grave e Choque Séptico para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A sepse é uma das principais causas de óbito no ambiente hospitalar e o seu manejo tem sido extensivamente discutido e pesquisado. Dentre as medidas iniciais no manejo da sepse grave, assinale a alternativa que apresenta somente as opções que comprovadamente aumentam a chance de sobrevida do paciente.
🧠 Mapa Mental
O choque ou colapso cardiovascular é a via comum final de uma série de eventos clínicos potencialmente letais, incluindo hemorragia, traumatismo ou queimaduras extensas, infarto miocárdico, embolia pulmonar maciça, ou sepse microbiana. O choque pode ser agrupado em três categorias gerais, as quais são:
🧠 Mapa Mental
A sepse é considerada uma síndrome, tamanha sua complexidade, e a sua correta classificação é de extrema importância para a elaboração de um plano terapêutico adequado. Assinale a alternativa que apresenta um caso de sepse grave.
🧠 Mapa Mental
Sobre o conceito de sepse e de sepse grave, assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental
Mulher de 45 anos, internada na UTI com quadro de choque séptico de foco urinário, encontra-se intubada sob ventilação mecânica, com fração inspirada de O2 de 0,5. Sua gasometria arterial é a seguinte: pH:7,32; pCO2: 47,8; pO2: 96,8; SatO2: 96%; HCO3: 22,1. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa que apresenta o distúrbio ácido base primário e a conduta mais adequada.
🧠 Mapa Mental
Paciente jovem, com quadro de início há 72 horas de febre alta, desorientação, desconforto precordial e surgimento de petéquias subungueais, procura atendimento hospitalar. Durante exame clínico observa-se PA=85x42mmHg; FC=126bpm regular; FR=36irpm e Tax=41ºC com presença de petéquias subconjuntivais, estertores finos bibasais e sopro sistólico tipo ejetivo. Definida a internação hospitalar e iniciada hidratação venosa, observa-se melhora dos níveis tensionais, com PA=125x85mmHg. Os exames laboratoriais revelam leucocitose com desvio até metamielócitos, VHS elevado, aumento da proteína C reativa e das transaminases. Gasometria arterial da admissão com acidose metabólica, regularizada após hidratação venosa. No segundo dia de internação, a hemocultura mostra crescimento bacteriano. Diante desse quadro, pode-se classificar esse paciente como tendo:
🧠 Mapa Mental
O tratamento da sepse e da sepse grave tem sido amplamente discutido, visto os altos índices de mortalidade que ainda persistem, mesmo com a implantação de estratégias dirigidas (Early Goal Directed Therapy). Os resultados obtidos por Rivers (2001) têm sido cada vez mais questionados, principalmente algumas medidas terapêuticas como a monitorização da pressão venosa central e o uso da dobutamina. Sobre o tratamento da sepse e da sepse grave, assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental
Usuário de drogas é hospitalizado com quadro de sepse com febre, prostração, dispneia e novo sopro cardíaco de regurgitação valvar.

O tratamento empírico mais adequado nesse caso será:
🧠 Mapa Mental
São Sinais de Choque
🧠 Mapa Mental
Considere três pacientes com quadro de sepse e as seguintes hemoculturas:

I. Staphylococcus aureus resistente a oxacilina.
II. Escherichia coli produtora de ESBL.
III. Pseudomonas aeroginosa resistente a carbapenêmicos.

Polimixina, meropenem e teicoplanina são indicados, respectivamente, para
🧠 Mapa Mental