Entrar

Questões de Concurso: Segurança do Paciente

Confira aqui questões de Segurança do Paciente para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Considerando-se as técnicas de arrumação da cama hospitalar, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Cama fechada. (2) Cama aberta com paciente ambulante. (3) Cama aberta com paciente acamado.
( ) Fazer uma limpeza diária na cama antes de colocar a roupa de cama. ( ) Retirar a roupa de cama e colocar no hamper, tomando o cuidado de deixar o paciente coberto com um lençol para protegê-lo. ( ) Quando for receber um novo paciente, separar o material para arrumação da cama e dispô-lo na ordem do uso.
🧠 Mapa Mental
A Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, do Ministério da Saúde institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) em razão da magnitude que os Eventos Adversos têm no Brasil. No âmbito dos objetivos específicos estabelecidos nessa Portaria, considera-se a seguinte recomendação:
🧠 Mapa Mental
Um enfermeiro conectou uma bolsa de hemocomponente em um paciente errado, contudo, antes de iniciar a infusão ele detectou a falha e imediatamente removeu a bolsa do paciente e notificou ao Núcleo de Segurança do Paciente da instituição. De acordo com a Anvisa este incidente é classificado como
🧠 Mapa Mental
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Constituem-se objetivos específicos do PNSP, EXCETO:
🧠 Mapa Mental
De acordo com a Aliança Mundial para Segurança do Paciente, criada em 2005 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e a Resolução RDC n.º 36/2013 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, julgue o item que se segue.
Competem ao núcleo de segurança do paciente (NSP) o monitoramento dos incidentes e dos eventos adversos na instituição de saúde e a notificação dos eventos adversos para a ANVISA; em geral, a notificação deve ser feita mensalmente, exceto no caso de eventos adversos que evoluírem para óbito, que devem ser notificados em até 48 horas a partir do ocorrido.
🧠 Mapa Mental
No que diz respeito aos conceitos relevantes na área de segurança do paciente e às principais estratégias para a implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), julgue o item subsequente.

Uma das características da cultura de segurança de organizações é a resolução dos problemas relacionados à segurança, seguida da punição dos responsáveis por esses problemas.
🧠 Mapa Mental
Um dos seis Passos de Segurança do Paciente, determinados no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), é
🧠 Mapa Mental

A Portaria n° 529/2013 institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). A esse respeito, julgue o item a seguir.

É tema transversal da PNSP o desenvolvimento sustentável, com vistas a dar visibilidade aos modos de consumo e de produção, adequando tecnologias e potencialidades de acordo com as especificidades locais.

🧠 Mapa Mental

A Portaria n° 529/2013 institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). A esse respeito, julgue o item a seguir.

A articulação com o Ministério da Educação e com o Conselho Nacional de Educação, para inclusão do tema segurança do paciente nos currículos dos cursos de formação em saúde de nível técnico, superior e de pós-graduação, constitui estratégia de implementação do PNSP.

🧠 Mapa Mental

Considerando as políticas públicas em saúde e a segurança do paciente, julgue o item a seguir.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Joint Commission International (JCI) estabeleceram seis metas internacionais de segurança do paciente, quais sejam: 1) identificação correta do paciente; 2) melhora da comunicação entre os profissionais de saúde; 3) melhora da segurança dos medicamentos; 4) garantia do local correto, do procedimento correto e da cirurgia correta no paciente; 5) redução do risco de infecção associado ao cuidado; e 6) redução do risco de danos aos pacientes resultante de quedas.

🧠 Mapa Mental