Questões de Concursos Públicos: Saúde da Criança e do Adolescente

Encontre aqui questões Saúde da Criança e do Adolescente de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Uma puérpera encontra-se em centro obstétrico, 15 minutos após o parto normal, primípara e com tipagem sanguínea A negativo. O recém-nascido (RN) é colocado em contato pele a pele com a mãe, e a enfermeira realiza avaliação do Apgar de primeiro minuto, na qual o RN se encontrava chorando, com FC > 100 bpm, com cianose em extremidades e membros flácidos. Após estímulo tátil, o RN evolui com movimento corporal ativo e mantém todos as outras características citadas. De forma concomitante, a enfermeira obstetra realiza assistência à dequitação, por meio do manejo ativo. Logo após, faz a palpação abdominal e percebe que o útero não formou o globo de Pinard. A enfermeira realiza a estimativa visual de perda sanguínea pós-parto, com contagem de quatro compressas encharcadas. A paciente se encontra desorientada, levemente hipocorada, sem força muscular, com PA = 70 mmHg x 55 mmHg; FR = 29 irpm; FC = 120 bpm; e SatO2 = 97%.
Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
O RN deve receber uma dose da vacina hepatite B, a vitamina K e a credeização durante os cuidados pósparto.
O acompanhamento de crianças é uma etapa fundamental e prioritária do trabalho do agente comunitário de saúde. Entre as ações de prevenção das doenças e promoção à saúde, qual a que está em desacordo para essa faixa etária?
A diarreia, caracterizada pela perda de água e eletrólitos, demanda uma preocupação especial com a hidratação e reposição de sais no organismo infantil, evitando-se, assim, a desidratação. Sobre os cuidados básicos para a hidratação da criança, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 
( ) A mãe deverá ser orientada que, após a introdução da solução de reidratação oral (SRO), é esperado um aumento da frequência das evacuações.
( ) Para o preparo da solução de reidratação oral (SRO), deve-se seguir as instruções constantes na embalagem, acrescentando a quantidade indicada de água ou soro fisiológico ao conteúdo do pacote.
( ) A hidratação venosa é indicada apenas nos casos de desidratação grave.
( ) Para o preparo do soro caseiro, deve-se acrescentar uma colher de chá rasa de açúcar e duas colheres de sopa rasas de sal a um copo de 200ml de água limpa.
Uma criança de 1 mês e 15 dias apresentou vários episódios de diarreia. Após avaliação médica, detectou-se que ela ainda não tem desidratação. Frente a este quadro clínico, uma das orientações à mãe consiste em:

O Ministério da Saúde considera, como foco prioritário, o desenvolvimento de ações que visam a melhoria do atendimento perinatal e a integralidade do cuidado obstétrico e neonatal. O método Canguru, introduzido em algumas unidades de saúde brasileiras, é um exemplo de políticas de saúde no campo perinatal. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Uma criança de cinco anos de idade, desnutrida e com doença diarreica aguda de origem infecciosa apresentava quadro grave de desidratação, hipotonia e colapso circulatório ao ser atendida em uma unidade de saúde. À avaliação física, o enchimento capilar foi classificado como muito prejudicado.

A partir do caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta.

De um modo geral, o recém-nascido com distúrbio de trocas gasosas, apresenta os seguintes sinais de insuficiência respiratória:
Há orientações que o agente comunitário realiza para as mães referentes a características que são normais nos bebês e somem até o primeiro ano de vida.

Qual das seguintes orientações está incorreta?
Propiciar a interação afetiva entre pais e filho; estimular os pais a participarem nos cuidados prestados ao filho, valorizando suas experiências anteriores e propondo mudan- ças de atitudes que possam trazer maiores benefícios aos pais e à criança; possibilitar o acompanhamento da amamentação sem rigidez de horários visando esclarecer as dúvidas da mãe e incentivá-la nos momentos de insegurança, são objetivos