Entrar

Questões de Concurso: Relação de Educação e Sociedade

Confira aqui questões de Relação de Educação e Sociedade para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Leia o trecho da obra de BOFF:

“Importa colocar cuidado em tudo, para isso urge desenvolver a dimensão anima que está em nós. Isto significa; conceder direito de cidadania a nossa capacidade de sentir o outro, de ter compaixão com todos os seres que sofrem, de humanos e não humanos, de obedecer à lógica do coração da cordialidade e da beleza do que é lógica, da conquista e do uso utilitário das coisas.” (BOFF, 1999).

Sobre o trecho da obra de BOFF é correto afirmar:

🧠 Mapa Mental

Saber importantíssimo que fundamenta a prática educativa dos educadores é o que diz respeito à força, às vezes maior do que pensamos, da ideologia. É o que nos adverte de suas manhas, das armadilhas em que nos faz cair. Esta concepção de ideologia relaciona-se

🧠 Mapa Mental

A ética vem do grego ethos, que significa analogamente "modo de ser" ou "caráter" enquanto forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem. No âmbito educativo é fundamental:

🧠 Mapa Mental

Assinale a opção que apresenta o conceito correto de reprodução social.

🧠 Mapa Mental

Ao se definir o homem como sujeito de saber, se enfatiza que ele desenvolve uma atividade que lhe é própria e essa atividade do sujeito de saber supõe certa relação com a linguagem e o seu tempo. O saber é uma relação e não existe saber que não esteja inscrito em relações de saber. Nessa perspectiva, não existe saber científico ou prático, mas científicas e práticas são as relações que se estabelecem com o saber. O saber é uma construção histórica e coletiva da qual o sujeito se apropria, desde que esteja em uma relação com o mundo. Neste sentido, podem-se considerar constituintes do aprender, EXCETO:

🧠 Mapa Mental
Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. Em uma proposta pedagógica voltada para habilidades e competências, os atributos intelectuais e cognitivos são apreendidos a partir da ação educativa e estarão disponíveis em qualquer situação de vida.
🧠 Mapa Mental

A educação contemporânea pode contribuir na instauração da cidadania e da democracia como mediadora do processo de construção histórica. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

🧠 Mapa Mental

Chrispino (2007), ao discutir os conceitos de conflito e de conflito escolar, apresenta inúmeras maneiras de classificar esses fenômenos, buscando seu entendimento. Segundo esse autor, a alternativa mais potente e viável para diminuir a violência escolar é a

🧠 Mapa Mental

A perspectiva humanista da hierarquia das necessidades de Maslow supõe que a segunda classe de incentivos que sucede a primeira na hierarquia motivacional numa situação de trabalho consiste em necessidades:

🧠 Mapa Mental

Na sociedade de hoje, são indesejáveis tanto a exclusão pela falta de acesso a bens materiais quanto a exclusão pela falta de acesso ao conhecimento e aos bens culturais. No Brasil essa tendência caminha paralelamente à democratização do acesso a níveis educacionais além do ensino obrigatório. Nesse quadro ganha importância redobrada

🧠 Mapa Mental