Entrar

Questões de Concurso: Relação de Educação e Sociedade

Confira aqui questões de Relação de Educação e Sociedade para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


As instituições sócio-educacionais e outras organizações, comumente desenvolvem projetos e atividades funcionais ou de rotina. Sabe-se que atividades rotineiras são ações que se repetem, relacionadas ao próprio trabalho funcional, enquanto que um projeto, por ser uma atividade eminentemente criadora, necessita de conhecimentos, competências e habilidades para organizar, analisar, inovar, construir, o que torna imprescindível a participação humana em seu planejamento e realização. Analise as alternativas seguintes, identificando as atividades que devem ser desenvolvidas por meio de projeto.

I - Preservação do meio ambiente.
II - Formação para a cidadania.
III - Elaboração de relatório anual.
IV - Reunião semanal com os coordenadores.
V – Conscientização dos direitos humanos.

Estão corretas APENAS as alternativas:

🧠 Mapa Mental
O exercício da capacidade de tomar decisões coletivamente e com autonomia; a elaboração do projeto político pedagógico, sempre mutável, com a participação de todos os segmentos, incluindo a participação de pais e alunos, das associações de bairros, entidades de classes e ONGs; a participação do diretor e demais dirigentes da unidade escolar e professores; a reflexão sobre a prática pedagógica dos professores e as teorias que as embasam como prática contínua; e a garantia da avaliação periódica da ação planificada para redimensionamento das propostas são:
🧠 Mapa Mental

A contemporaneidade mostra uma "sociedade pedagógica", revelando amplos campos de atuação pedagógica. Sendo assim, podemos definir para o pedagogo duas esferas de ação educativa, a saber:

🧠 Mapa Mental

No que diz respeito à violência, um dos aspectos mais ressaltados pelos profissionais da educação é a falta de preparo para atuar frente ao fenômeno: ao serem questionados se sabem como enfrentar a violência em sua prática pedagógica, apontam a necessidade de formação para discutir a violência na escola. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

🧠 Mapa Mental

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

A concepção progressista libertária, que tem como principal representante o educador brasileiro Paulo Freire, propõe a superação da educação bancária, trabalhando com uma perspectiva crítica, que questiona a realidade da relação dos homens entre si e com a natureza.

🧠 Mapa Mental

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Para Althusser, a superação das estruturas capitalistas é decidida nos aparelhos ideológicos do Estado, que são instrumentos de libertação das classes dominadas, e não apenas das instâncias políticas e econômicas.

🧠 Mapa Mental

A Orientação Vocacional Ocupacional – facilitadora do processo de escolha profissional ajustada – deve propiciar às pessoas a capacidade de adaptação, interpretação e juízo da realidade, discriminação, hierarquização, esclarecer diar iamente a ambiguidade e tolerar a ambivalência. Esses aspectos nada mais são do que o desenvolvimento do raciocínio:

🧠 Mapa Mental

A educação contemporânea pode contribuir na instauração da cidadania e da democracia como mediadora do processo de construção histórica. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

🧠 Mapa Mental