Questões de Concursos Públicos: Redação Oficial

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Os fechos "Sendo o que se apresenta para o momento" e "Com as expressões de nossa elevada consideração" são hoje considerados

Considere as afirmativas seguintes sobre redação de documentos.

I. Correspondência oficial utilizada por autoridades, para tratar de assuntos de serviço ou de interesse da Administração.

II. Com estrutura específica, esse documento deve, de início, ser numerado em ordem sequencial, com sigla do órgão expedidor e data.

III. Na exposição do assunto, os parágrafos devem ser numerados, com exceção do primeiro e do fecho.

IV. Encerra o assunto a fórmula Atenciosamente ou Respeitosamente, seguida da assinatura e do cargo do emitente.

Trata-se de

De acordo com as normas explicitadas no Manual de Redação da Presidência da República, um memorando deve conter
Trata-se de uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. É, portanto, uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, utiliza-se para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. Sua tramitação em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Quanto à sua forma, segue o padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Assinale a alternativa que apresenta o documento de comunicação oficial, cujo conceito foi descrito no enunciado da questão.
Analise as afirmativas abaixo sobre documentos comerciais. 1. Ata é o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado fim. 2. Carta oficial é um acordo entre duas ou mais pessoas (físicas ou jurídicas) para estabelecer, modificar ou anular uma relação de direito. 3. Carta comercial é uma correspondência tradicionalmente utilizada pela indústria e pelo comércio. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Dentre outras partes do documento no Padrão Ofício estão:

I. identificação do signatário;

II. assinatura do autor da comunicação;

III. tipo e número do expediente, seguidos da sigla do órgão que o expede;

IV. local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita.

Estão corretas as alternativas