Questões de Concursos Públicos: Raciocínio lógico matemático

Encontre aqui questões Raciocínio lógico matemático de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Marcos, Mário e Mateus trabalharam 4, 6 e 10 horas, respectivamente, e devem receber, pelo serviço, um total de R$2.400,00. Considerando que o pagamento será proporcional às horas trabalhadas, assinale a alternativa que apresenta o valor recebido por Mário e Mateus, juntos.

Dois jogadores A e B vão lançar um par de dados. Eles combinam que, se a soma dos números dos dados for cinco, A ganha e, se essa soma for oito, B é quem ganha. Os dados são lançados. Sabe-se que A não ganhou. Qual a probabilidade de B ter ganhado?

Maria utiliza 7 prendedores de roupa para colocar 6 calças no varal. Nesta situação, na semana em que tiver 13 calças para pendurar no mesmo varal, precisará de:

Uma avaliação com apenas duas questões foi respondida por um grupo composto por X pessoas.
Sabendo-se que exatamente 160 pessoas desse grupo acertaram a primeira questão, que exatamente 100 pessoas acertaram as duas questões, que exatamente 250 pessoas acertaram apenas uma das duas questões, e que exatamente 180 pessoas erraram a segunda questão, é possível afirmar, corretamente, que X é igual a

Dois eventos A e B são ditos eventos independentes se e somente se:

Fátima, Beatriz, Gina, Sílvia e Carla são atrizes de teatro infantil, e vão participar de uma peça em que representarão, não necessariamente nesta ordem, os papéis de Fada, Bruxa, Rainha, Princesa e Governanta. Como todas são atrizes versáteis, o diretor da peça realizou um sorteio para determinar a qual delas caberia cada papel. Antes de anunciar o resultado, o diretor reuniu-as e pediu que cada uma desse seu palpite sobre qual havia sido o resultado do sorteio.

Disse Fátima: "Acho que eu sou a Governanta, Beatriz é a Fada, Sílvia é a Bruxa e Carla é a Princesa".

Disse Beatriz: "Acho que Fátima é a Princesa ou a Bruxa".

Disse Gina: "Acho que Silvia é a Governanta ou a Rainha".

Disse Sílvia: "Acho que eu sou a Princesa".

Disse Carla: "Acho que a Bruxa sou eu ou Beatriz".

Neste ponto, o diretor falou: "Todos os palpites estão completamente errados; nenhuma de vocês acertou sequer um dos resultados do sorteio" !

Um estudante de Lógica, que a tudo assistia, concluiu então, corretamente, que os papéis sorteados para Fátima, Beatriz, Gina e Sílvia foram, respectivamente,