Entrar

Questões de Concurso: Química

Confira aqui questões de Química para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Há diversas pesquisas na área de ensino de química que investigam os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de mistura, substância simples, substância composta e elemento químico. Há relatos de confusão conceitual entre substância simples e elemento químico; dificuldade de compreensão dos termos substância e mistura; confusão na distinção entre mistura homogênea e heterogênea; dúvidas sobre a substância como material puro e o conceito químico de pureza; dificuldades na caracterização de uma substância por suas propriedades e por seus constituintes.
Analise as explicações abaixo sobre estes problemas.
I- A confusão entre misturas homogêneas e heterogêneas por vezes decorre do fato de que a olho nu não se pode perceber mais de uma fase da mistura. Seria necessário, por exemplo, a observação de uma alíquota da mistura entre leite e sangue em microscópio para observar a sua característica heterogênea. II- Para diferenciar os conceitos de substância e mistura podemos adotar a ideia de que a substância pode ser definida como material puro, cuja composição é constante; enquanto a mistura é um material impuro, uma vez que é composta por mais de uma substância. III- Para a compreensão da composição dos materiais é importante o entendimento do papel dos diversos métodos analíticos, tais como: destilação, filtração, sublimação, cristalização, extração, cromatografia e eletroquímica. Estas técnicas podem ser combinadas para que em sucessivas separações os produtos não sejam mais separáveis. O material puro obtido no processo recebe a denominação de substância química.
É CORRETO o que se afirma em:
🧠 Mapa Mental
Sobre os métodos de separação de misturas, assinale a alternativa incorreta:
🧠 Mapa Mental
Os elementos químicos são formados por átomos e estão representados na tabela periódica. Conhecer estes elementos químicos é importante já que fazem parte da composição de milhares de substâncias que envolvem nossa vida. Na tabela periódica, a família 1A , representa que elementos?
🧠 Mapa Mental
Concernente às forças intermoleculares, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - São as formas como as moléculas dos compostos formados por ligações interagem entre si. II - Foram propostas no ano de 1873 por Diderik Van der Walls. III - Na natureza é impossível encontrar uma mesma matéria em diferentes estados físicos.
🧠 Mapa Mental
No tocante às misturas homogêneas, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - copo de água com açúcar. II - água com óleo. III - ouro e areia.
🧠 Mapa Mental
Existem muitos métodos de separação de misturas que são empregados no dia a dia como, por exemplo, para fazer o cafezinho tomado na hora do intervalo no trabalho. Esse método de separação é denominado
🧠 Mapa Mental
Com relação à unidade temática “Matéria e Energia”, descrita pela BNCC, qual dos objetos de conhecimento, citados nas alternativas, é desenvolvido com os alunos do 5º ano?
🧠 Mapa Mental
No que se refere às transformações químicas, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Podem ocorrer através de um único fator. II - Nenhuma transformação pode ser percebida facilmente através de seu aspecto físico. III - Quando um material é decomposto por causa do calor, a ação é denominada “omólise”.
🧠 Mapa Mental