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Questões de Concurso: Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias

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Na construção de rodovias, o método Marshall é um
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Com relação ao projeto geométrico de uma rodovia, as linhas representadas no plano vertical, que possuem a finalidade de substituir as irregularidades naturais do terreno, formando um perfil constituído por um conjunto de retas, concordadas por curvas, que, no caso de um projeto rodoviário, corresponderão ao nível atribuído à estrada, denominam-se
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Na pavimentação de rodovias, o tratamento superficial triplo é um revestimento
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Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

A dispensa da aplicação de dormentes em trechos com plataforma rígida só será aceitável se houver justificativa técnica.
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Nos projetos relacionados à construção de rodovias, ferrovias e barragens, os índices físicos do solo que podem ser obtidos experimentalmente são os seguintes:
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Na fase de terraplenagem da construção de uma estrada, as camadas de aterro foram executadas com uma espessura máxima de 30 cm após a compactação. Durante a execução, as condições climáticas mudaram, pois havia risco de chuvas para as próximas horas. O engenheiro responsável adotou como medida preventiva o selamento da camada de aterro recém-executada.

Nessa situação hipotética,

caso ainda não tenha sido executada a camada final de aterro, o selamento da última camada executada será dispensável.
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No que se refere ao serviço convencional de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros de médio e longo percurso no estado do Pará, assinale a alternativa correta.
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Concluída as etapas de planejamento, projeto, construção, sinalização e instalação dos equipamentos de segurança, a rodovia é entregue ao tráfego e inicia-se a fase de operação e manutenção, etapa em que aparecem as deficiências da obra. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Um sistema de gerência de pavimentos tem como componentes, que devem interagir mutuamente, o planejamento, o projeto, a construção e a manutenção dos pavimentos. Como fatores internos, incluem-se os recursos orçamentários, os dados necessários ao sistema e as diretrizes políticas e administrativas adotadas para a rodovia.

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