Questões de Concursos Públicos: Processo de ensino aprendizagem

Encontre aqui questões Processo de ensino aprendizagem de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A Comunicação Pedagógica pode ser entendida com um tipo particular de comunicação profissional (a do professor com os estudantes, na sala de aula e fora dela) que tem lugar no processo de ensino e desempenha determinadas funções pedagógicas. A Comunicação Pedagógica objetiva a criação de um clima psicológico favorável para a otimização da atividade de estudo e das relações entre o professor e os estudantes. Dessa forma, a Comunicação Pedagógica

Brincar, como a principal linguagem da infância, compreende práticas que envolvem

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de Educação Infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar. Assim, pode-se afirmar que:

Os limites das especificidades de atuação dos profissionais da classe comum, do atendimento clínico e do atendimento educacional especializados devem ser mantidos, conforme o documento MEC/SEESP (2006). Entretanto, as ações desses profissionais junto ao aluno com deficiência mental devem convergir para objetivos

Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:

1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.

2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.

3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.

4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional

Está(ão) correta(s):

Questões de 11 a 20 = Didática.

Dentre as alternativas apresentadas, qual delas NÃO é característica da avaliação escolar:

As formas de intervenção didática de um professor que assume o compromisso com o sucesso da aprendizagem do aluno e de seu desenvolvimento integral visam:

1. ajudar os alunos a se envolverem ativamente na sua educação, descobrindo e utilizando seus estilos de aprendizagem e múltiplas inteligências no processo de construção e reconstrução do conhecimento.

2. garantir uma relação pedagógica unilateral em que o professor exerce a sua condição de sujeito ativo do processo educativo, pela capacidade que ele tem de mobilizar os alunos na construção de seus conhecimentos.

3. estabelecer a mediação entre a aprendizagem e o ensino, mediante ações que permitam fazer ajustes na prática pedagógica para que o aluno aprenda da melhor forma.

4. promover uma investigação contínua sobre os percursos e os processos vividos durante a aprendizagem, por intermédio da elaboração de registros significativos,capazes de apontar todas as possibilidade de provocação e de desafio intelectual necessários ao avanço e à construção do conhecimento.

5. oferecer condições para que o professor avalie a sua prática tendo em vista o cumprimento do programa préestabelecido pela escola, garantindo a eficiência e a eficácia do seu ensino.

Estão corretas as afirmativas:

“Segundo Finger (2003), a educação de adultos tem merecido especial atenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desde a sua criação, podendo a sua contribuição para este campo ser considerada histórica, especialmente no que se refere à alfabetização e educação básica de adultos.”

Nesse sentido, analise as características que fundamentam essa proposição:

I. despertar, no adulto, a consciência da necessidade de instruir-se e a noção clara da sua participação na sociedade.

II. partir dos elementos que compõem a realidade do educando, que se destacam como expressão de sua relação direta e contínua com o mundo em que vive.

III. impor o método ao educando de acordo com a realidade da maioria e sua condição cognitiva.

IV. propor conteúdos de conhecimento, que devem ser justificados como uma contribuição para melhoria das condições de vida do cidadão.

V. realizar atividades problematizadoras, considerando a realidade e os conhecimentos prévios dos educandos.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

Segundo Luís Armando Gandim, a avaliação é um processo

Em uma escola estadual da periferia da cidade de Goiânia, professores e direção constataram a necessidade de melhorar os serviços da cantina. Organizaram um projeto para a nova cantina. Em seguida, escolheram a comissão de educadores, pais e alunos que iria implementar o projeto. Em poucas semanas, a equipe já havia organizado uma concorrência para admitir novos administradores para a cantina. Com o esforço da comissão, conseguiram uma verba junto à Secretaria de Estado da Educação para a reforma do espaço físico. Depois de três meses, a nova cantina já estava em funcionamento. É importante ressaltar que a verba foi conseguida pela escola graças a uma pesquisa dos participantes do projeto. O grupo descobriu que havia um fundo destinado a construção ou reforma de cantinas e a outros equipamentos escolares. Essa experiência ilustra bem uma das características de um bom projeto, ou seja, a capacidade de conseguir os recursos materiais, financeiros ou humanos necessários para a sua conclusão.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.