Questões de Concursos Públicos: Princípios e funções administrativas em bibliotecas

Encontre aqui questões Princípios e funções administrativas em bibliotecas de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Considere os dois agrupamentos abaixo, que relacionam algumas Teorias de Administração e preceitos por elas defendidos.

I. Administração Científica

II. Relações Humanas

III. Neoclássica

a. Organização informal, exclusivamente.

b. Ser isolado que reage como indivíduo.

c. Organização formal, exclusivamente.

d. Ser social que reage como membro do grupo.

e. Organização formal e informal.

f. Ser racional e social voltado para os objetivos individuais e organizacionais.

A correta correlação entre os dois agrupamentos é

Um bibliotecário, gestor de uma unidade de informação especializada, constatou a necessidade de formular políticas que favorecessem a aproximação da unidade com seus usuários reais e potenciais.

Para isso, elegeu ações de marketing de relacionamento, porque esse, diferentemente do marketing tradicional, prioriza e objetiva

Analise os dois agrupamentos abaixo, relacionando, respectivamente, a conceitos correntemente utilizados em administração e suas definições:

I. Organização formal.

II. Organização informal.

III. Cultura organizacional.

IV. Clima organizacional.

1. formação de grupos espontâneos de pessoas que têm afinidades ou interesses ou conhecimentos comuns.

2. conjunto de hábitos, valores e crenças adotados pela organização.

3. sentimentos manifestos pelas pessoas numa orga nização.

4. normas, regulamentos, procedimentos, organogramas etc.

A correlação correta entre os dois grupos é:

Considere as afirmativas abaixo, sobre marketing em unidades de informação.

I. A gestão de uma biblioteca é um processo e, como tal, não pode ser algo estanque no tempo/espaço. Deve ser dinâmico, direcionado a sua realidade, pois, muitas vezes o que serve para uma biblioteca pode não servir a outra. Nesse sentido, os princípios de marketing serão elementos motivadores e transformadores.

II. O marketing é algo novo na caminhada dos profissionais da informação, ele se desenvolveu na área apenas recentemente e se adaptou ao contexto mais específico do serviço de informação.

III. O marketing tem dificuldade para ser aplicado ao trabalho que visa ao tipo de lucro das unidades de informação. Ele não se relaciona muito bem com benefício e satisfação.

IV. A biblioteca, considerada uma organização que não visa ao lucro financeiro, não difere de outras organizações no sentido de promover seus recursos. Ela precisa estabelecer um programa de relações públicas que apoie e divulgue seu trabalho.

Está correto o que se afirma APENAS em

Em relação às medidas de avaliação de eficácia de um sistema de recuperação de informação, considere as afirmativas abaixo.

I. Revocação é o número de registros relevantes recuperados, em relação ao número total recuperado numa pesquisa.

II. Precisão é o número de registros relevantes recuperados numa pesquisa, em relação ao número total de registros relevantes na base de dados.

III. Exaustividade está relacionada com o número de conceitos que caracterizam o conteúdo do documento e o número de descritores usados para descrever os conceitos.

IV. Especificidade é a exatidão com que um determinado conceito é representado por um termo de indexação.

V. Consistência é o grau de coerência na atribuição de descritores a um mesmo documento, por um ou por vários indexadores.

Está correto o que se afirma APENAS em

Analise as duas afirmativas abaixo, relacionadas ao diagnóstico organizacional,

I. É o processo não sistematizado de avaliação de serviços em organizações. Consiste numa intervenção na rotina da organização, usando conceitos e métodos das ciências sociais para avaliar o estado da organização num determinado momento.

II. Ele pode ter foco específico ou ser exploratório. O diagnóstico exploratório analisa o conjunto, mas aprofunda-se no foco selecionado, que pode ser um serviço, uma estratégia ou um produto. O de foco específico é um tipo de mapeamento que perpassa todos os componentes de uma organização.

Neste caso,

Com o objetivo de ampliar os serviços da biblioteca, a equipe responsável, elaborou um projeto referente à colocação de caixas estantes em locais determinados da cidade, com um número específico de livros recentes. No entanto, ao ser encaminhado à administração superior para aprovação, descobriu que esta não estava disposta a investir recursos em favor de medidas futuras, argumentando que já tinha gastos demasiados. Neste caso, na busca de execução do projeto, o tipo de obstáculo ou problema encontrado é conhecido/classificado como

A unidade de informação vivia um momento de crise: a verba recebida da instituição mantenedora havia diminuído, a frequência à biblioteca era menor, os funcionários já não respondiam com a mesma eficiência de antes às necessidades do serviço. Sentindo essas dificuldades, a diretora do serviço decidiu tomar medidas mais radicais. Assim, de comum acordo com seus superiores, introduziu uma nova divisão de trabalho, agrupando as atividades de uma forma que entendeu responder de maneira mais lógica à situação de crise, designou os membros de sua equipe mais preparados para desempenhar essas atividades, procedeu a uma diferente alocação de recursos e passou a empenhar-se mais diretamente, daí em diante, na coordenação dos esforços coletivos.

Neste caso, é correto dizer que a diretora estava exercendo a função administrativa de

A função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam atingidos, é a de