Entrar

Questões de Concurso: Princípios da Redação Oficial

Confira aqui questões de Princípios da Redação Oficial para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Qual a definição correta para um texto conciso?
🧠 Mapa Mental
Acerca dos fundamentos e técnicas de redação oficial, é correto afirmar que:
🧠 Mapa Mental

Analise os excertos abaixo sobre Redação Oficial:


I. Consiste em expressar com um mínimo de palavras um máximo de informações, desde que não se abuse da síntese a tal ponto que a ideia se torne incompreensível.

II. É aquele em que as palavras, as orações, os períodos e os parágrafos estão interligados e coerentemente dispostos.


Os itens acima discorrem sobre:

🧠 Mapa Mental
Como usar a Comunicação Não-Violenta com grupos

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um conceito proposto pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg na década de 1960. Rosenberg é autor do livro Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, e defende que a CNV é uma das maneiras mais eficazes de resolver conflitos entre duas ou mais pessoas. Para Rosenberg, parte considerável dos conflitos entre as pessoas podem ser causados mais pela forma como comunicamos as nossas ideias do que por opiniões divergentes. Baseado nesse princípio, ele desenvolveu a técnica de CNV, guiada por 4 componentes básicos: Observação, Sentimentos, Necessidades e Pedido.
Dentre as intervenções possíveis, destacam-se os Círculos Empáticos, uma metodologia para estimular a escuta empática, a honestidade e para criar espaço para falar sobre as próprias necessidades e sentimentos. 

Como conduzir um Círculo focado em empatia: 
• Defina um facilitador: primeiramente, é preciso ter um facilitador que esteja familiarizado com os conceitos de CNV. Caberá a ele definir o tema que será abordado no círculo e organizar o encontro entre os participantes;
• Possibilite a escuta empática: este tipo de escuta propicia a conexão consigo mesmo e com o outro. Envolve, dentre outros fatores, o foco no momento presente, a curiosidade frente ao que está sendo dito, e o não-julgamento ou imposição de rótulos;
• O que deve ser evitado na escuta empática: dar conselhos, competir pelo sofrimento, interromper aquele que fala, mudar de assunto e tentar educar alguém que tenta se expressar;
• Realize uma prática de conexão: uma boa sugestão é fazer uma atividade de meditação ou respiração antes de começar;
• Verifique como cada participante chega ao Círculo: permita com que cada um diga como está naquele dia;
• Pratique a escuta empática: proponha que todos pensem uma situação desafiadora que estão vivendo. Em seguida, sugira que reconheçam como estavam se sentindo e quais foram as necessidades não atendidas. Em um segundo momento, sugira que compartilhem o que pensaram com uma dupla, que deverá praticar a escuta empática e parafrasear o que está sendo dito pelo outro;
• Encerramento: pergunte aos participantes como eles saem do encontro e qual aprendizado levam da prática.

A metodologia dos Círculos Empáticos pode ser uma alternativa interessante para permitir com que professores e alunos abordem temas que atravessam o cotidiano escolar.

(Texto adaptado. Ana Carolina C D’Agostini. Revista Nova Escola. 11 de Dezembro de 2019. Texto Adaptado. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18764/como-usar-acomunicacao-nao-violenta-com-grupos)
Considerando as características de uma redação oficial, analise as afirmações a seguir:
I. O autor do texto é o responsável pela redação, por isso pode expor impressões pessoais sobre o conteúdo. II. Um texto conciso é aquele que transmite o máximo de informações sem eliminar informações fundamentais. III. Os textos feitos em meios eletrônicos, como e-mail, também precisam respeitar as regras de formalidade e formatação.
Assinale a alternativa que indica apenas as afirmações CORRETAS.
🧠 Mapa Mental
Osvaldo, recém-empossado no cargo de auxiliar legislativo, recebeu a tarefa de elaborar uma correspondência oficial dirigida a um Senador da República. Ao elaborar tal texto, estava em dúvida sobre os pronomes de tratamento a serem utilizados no texto, especificamente qual vocativo deveria empregar. Ao consultar as regras de Redação Oficial concluiu que o vocativo correto é:
🧠 Mapa Mental
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica - comunicar com objetividade e máxima clareza - impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc. Nesse sentido a redação oficial deve caracterizar-se por:
I - clareza e precisão II - objetividade III - uso de regionalismos IV - coesão e coerência V - impessoalidade VI - formalidade e padronização VII - uso da norma padrão da língua portuguesa VIII - concisão IX - emprego do pronome de tratamento Vossa Excelência em todas as correspondências oficiais. X - uso de linguagem rebuscada quando a correspondência for dirigida para uma autoridade de alto escalão.
Fonte: Extraído e Adaptado de: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-dapresidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf Acesso em 23 jan. 2020.
🧠 Mapa Mental

A redação oficial é utilizada na produção de comunicações dos órgãos públicos. Sua finalidade básica é comunicar com objetividade e clareza. Para isso, faz uso da norma culta da Língua Portuguesa, dando ênfase a alguns atributos básicos. Analise as afirmativas abaixo que tratam desses atributos e indique as corretas:

I- Coesão é a capacidade de escrever textos em que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros.

II- Impessoalidade é a necessidade de se fazer uso sempre da terceira pessoa do singular, ao redigir qualquer texto oficial.

III- Formalidade refere-se ao uso da norma culta e à formalidade no tratamento, visando à uniformidade das comunicações oficiais.

É correto o que se afirma em:

🧠 Mapa Mental
Analise as afirmativas abaixo em relação à linguagem da Redação Oficial e responda o que se pede.
I- Caracteriza-se pelo uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e impessoalidade. II- É a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. III- Distingue-se pela pessoalidade, uso do padrão coloquial de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
🧠 Mapa Mental
Na Redação Oficial, o emprego dos pronomes de tratamento indicados para o Presidente da República, é:
I- No endereçamento: A sua Excelência o Senhor Presidente da República. II- No vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. III- No corpo do texto: Vossa Excelência. IV- Nas três partes da redação usam-se abreviaturas.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:
🧠 Mapa Mental
“Utilizar palavras e expressões simples; usar frases curtas; buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto; não utilizar regionalismos e neologismos; pontuar adequadamente o texto. ” Todas estas são ações a se aplicar para que seja respeitado ao atributo da redação oficial denominado:
🧠 Mapa Mental