Entrar

Questões de Concurso: Preservação

Confira aqui questões de Preservação para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Avalie os seguintes itens relativos à conservação e preservação de documentos arquivísticos.

I. Nas áreas de depósito, devem ser utilizados sistemas de combate ao fogo que não empreguem substâncias líquidas.

II. A higienização é o conjunto de procedimentos e medidas destinadas a assegurar a proteção física dos arquivos.

III. As áreas de depósito de documentos de arquivo devem ser integradas às áreas de trabalho administrativo.

IV. A exposição dos documentos à luz natural deve ser reduzida, por acelerar sua deterioração.

A quantidade dos itens corretos é igual a:

🧠 Mapa Mental

A organização de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituições, possibilita a tomada de decisão segura e o atendimento rápido das demandas dos usuários. Considerando essa informação, julgue os próximos itens, referentes a arquivologia.

Como medida preventiva contra o acúmulo de poeira em documentos de arquivo em suporte papel, recomenda-se a higienização do documento com uma borracha fina em pó.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Considerando a relevância social dos arquivos, julgue os itens que se seguem

Uma das atribuições do arquivista, também constante na Lei de Arquivos como uma das atribuições do poder público no apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico, é a orientação da avaliação e seleção de documentos com vistas a sua preservação.

🧠 Mapa Mental

Julgue os itens a seguir de acordo com as orientações sobre conservação publicadas pelo Arquivo Nacional.

A limpeza física dos documentos é uma das primeiras operações de conservação e um fator prioritário de preservação. Deve-se remover o pó e demais sujidades utilizando trinchas, escovas macias, flanelas de algodão, aspiradores de pó e, eventualmente, bisturi sem corte para remover corpos estranhos mais resistentes.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Acerca da política, do planejamento e das técnicas de
preservação, conservação e restauração de documentos
arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

O uso do papel de pH neutro é uma das medidas mais importantes para eliminar ou diminuir as causas da deterioração sofrida pelo documento.

🧠 Mapa Mental

Evidências de temperatura e umidade relativa altas nos documentos em suporte papel, couro, tecido, por exemplo, são detectadas com a presença neles de:

🧠 Mapa Mental

Julgue os seguintes itens, que tratam de políticas, planejamento e técnicas de microfilmagem aplicadas aos arquivos.

Para a preservação de documentos históricos, recomenda-se a utilização de filmes de sais de prata, nos quais a camada fotossensível é composta de halogenetos de prata, permitindo reproduções mais duráveis.

🧠 Mapa Mental

Julgue os itens a seguir de acordo com as orientações sobre conservação publicadas pelo Arquivo Nacional.

As principais causas de deterioração dos materiais arquivísticos são: os agentes físicos (luz, umidade, temperatura); os agentes físico-mecânicos (ausência de proteção, manuseio incorreto, desastres); os agentes químicos (materiais instáveis, poeira, poluentes atmosféricos); e os agentes biológicos (microrganismos, insetos e roedores).

🧠 Mapa Mental

Grande parte dos acervos de instituições públicas ou privadas é formada por documentação convencional, em suporte papel. Contudo, alguns arquivos são compostos também por documentos especiais como fotografias que, por seu suporte frágil, exigem tratamento específico. Para evitar a deterioração por umidade e acidez, as fotos devem ser acondicionadas em folders confeccionados em papel de

🧠 Mapa Mental