A cana-de-açúcar é a principal matéria-prima para a indústria açucareira brasileira. É nesse aspecto da importância deste setor agroindustrial que se justifica a necessidade do conhecimento e disseminação das informações pertinentes aos processos de produção de um açúcar de qualidade. Paquete (2008) informa que de acordo com o tipo de refino recebido pelo açúcar, e do resultado das análises feitas das suas amostragens, o açúcar pode ser classificado de diferentes formas. Sobre a classificação dos açúcares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O açúcar VHP (Very High Polarization) é o tipo mais exportado pelo Brasil. Mais claro que o demerara, apresenta cristais amarelados.
( ) Açúcar demerara ou bruto passa por um refinamento bruto e recebe aditivo químico. Tem valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.
( ) O açúcar VVHP (Very Very High Polarization) possui Pol acima de 99,5º, enquanto que o VHP tem Pol abaixo de 99,3º e cor mais baixa. É quase um intermediário entre os açúcares crus e os refinados.
( ) Xarope de açúcar invertido é uma solução aquosa com 1/3 de glicose, 1/3 de sacarose e 1/3 de frutose, tem baixo grau de resistência à contaminação microbiológica, poder umectante e anticristalizante.
A sequência está correta em
a) F, F, V, V.
b) V, F, F, V.
c) V, V, F, F.
d) F, V, F, V.