Entrar

Questões de Concurso: Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil

Confira aqui questões de Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Segundo dados do IBGE, a desigualdade no Brasil está caindo desde 1989, depois de ter subido fortemente entre 1981 e 1989. O índice de Gini, que mede a distribuição de renda, subiu no País de 0,574, em 1981, para 0,625, em 1989. Em 2004, o Índice de Gini já havia recuado para 0,564. Este índice é calculado a partir da representação gráfica conhecida como Curva de:

🧠 Mapa Mental

O desenvolvimento econômico e social requer que o crescimento econômico se faça acompanhar de melhorias significativas dos indicadores socioeconômicos. A respeito desses aspectos, que são particularmente relevantes no Brasil em razão das desigualdades entre indivíduos e regiões que caracterizam o país, julgue os itens subseqüentes.

No período1985-1995, observou-se uma acentuada tendência ao aumento da convergência da renda dos estados brasileiros, o que contribuiu para reduzir, significativamente, as disparidades regionais que caracterizam a Federação brasileira.

🧠 Mapa Mental

Julgue os próximos itens, com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Um dos objetivos do IDH é oferecer um contraponto ao PIB per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Para tanto, o IDH, calculado para todos os países membros da ONU, além de computar o PIB per capita em dólar, depois de corrigí-lo pelo poder de compra da moeda de cada país, também leva em conta dois outros componentes, a longevidade e a educação.

🧠 Mapa Mental

Em relação aos indicadores de desenvolvimento utilizados no Brasil e no mundo, julgue os itens abaixo.

No Brasil, o IDH tem sido adaptado e calculado para estados e municípios utilizando-se, como indicador de renda, a renda familiar per capita média do município e, como indicador de nível educacional, o número médio de anos de estudo da população adulta em substituição à taxa combinada de matrícula nos três níveis de ensino adotada em outros países.

🧠 Mapa Mental
Os índices de desenvolvimento humano (IDH) e de Gini, são instrumentos que permitem a mensuração das condições de vida e da distribuição de renda. O IDH e o índice de Gini do Brasil são:
🧠 Mapa Mental

O desenvolvimento econômico com justiça social é buscado pela maioria dos países, inclusive o Brasil, embora com dificuldades enormes de consegui-lo. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

No Brasil, os elevados níveis de desigualdade educacional constituem uma das razões, baseadas na eqüidade, para a intervenção do governo na educação, principalmente no tocante aos ensinos fundamental e médio.

🧠 Mapa Mental

Julgue os itens abaixo, referentes à evolução dos indicadores de desigualdade de renda no Brasil dos últimos vinte anos.

A percentagem de renda apropriada pelos 10% mais ricos vem sendo mantida aproximadamente estável, em média um pouco abaixo da metade do valor total da renda gerada.

🧠 Mapa Mental