Questões de Concursos Públicos: Papel Político Pedagógico e Organicidade

Encontre aqui questões Papel Político Pedagógico e Organicidade de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Acredita-se, segundo a concepção libertadora, que o supervisor escolar tem a possibilidade de transformar a escola no exercício de uma função realmente comprometida com uma proposta política, e não com o cumprimento de um papel alienado. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.

Com base no pressuposto da emancipação, a elaboração do PPP deve ficar sob a responsabilidade de estrategistas externos para que a ação dos concretizadores ou executores seja facilitada.

Analise as afirmativas a seguir e, depois, assinale a alternativa correta:

I. A Proposta Pedagógica da escola articula-se com as estratégias de planejamento das atividades cotidianas da escola, num movimento contínuo por meio da dialética de continuidade-ruptura, visando à introdução de avanços e à reciclagem de práticas com vistas a saltos mais significativos.

II. A Proposta Pedagógica da escola ultrapassa a elaboração de documentos, pressupõe constantes revisões e avaliações assegurando dinamicidade em relação aos desafios permanentemente apresentados ao trabalho pedagógico, por meio das relações institucionais e interpessoais construídas na escola.

III. Ao se tomar o eixo da participação em jogo, em relação à Proposta Pedagógica da escola, é preciso encarar que o coletivo necessário a sua elaboração é um todo homogêneo, no qual não existem ações conflitivas e tão pouco diferenças, desenvolvendo um processo permanente de negociação dos significados da prática educativa.

IV. Posto que é realidade em movimento, a Proposta Pedagógica da escola deve ter um caráter inovador, expressando finalidades e esperanças no futuro. Isso necessariamente implica a consideração do modo como a escola se articula com o entorno, bem como fórmulas alternativas para mudar a destinação tradicional do currículo, de tempos e espaços. Inovador quando toma o caráter de inclusão e integrador de todo tipo de alunos/as seja qual for sua procedência social, seu “nível”, necessidades e expectativas educativas.

Rosana, diretora de uma escola de Ensino Fundamental, ao chegar em seu local de trabalho encontra um pai de aluno na secretaria, reclamando com os funcionários da escola sobre a postura de determinado professor. Como uma diretora pautada por princípios da gestão da democrática, ela deverá

A dinâmica de grupo pode receber uma abordagem andragógica, tornando-se processo que favorece a aprendizagem de adultos. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I–A dinâmica de grupo é um campo de estudo que objetiva a leitura, a compreensão e a intervenção dos movimentos do grupo para que seus membros possam entender seu próprio processo, podendo decidir sobre a necessidade de mudança.

II–O grupo é como um dispositivo de aprendizagem coletiva e individual, pelo fato de os processos relacionais funcionarem como um espelho, em que cada membro vê parte de si mesmo projetada nas atitudes do outro.

III–A relação desenvolvida entre os membros oportuniza ao grupo construir objetivamente uma mentalidade grupal que funciona como mecanismo de estímulo ou de resistência às mudanças.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)

No inicio do ano letivo a demanda por vagas no ensino fundamental em uma escola da periferia da cidade São Paulo é maior do que sua capacidade. Os pais que estão à procura de vagas já pesquisaram nas demais escolas da região, porém nenhuma tem possibilidade de realização de matriculas. Nestes casos, o diretor da escola deve

Assinale a alternativa que explica a seguinte afirmação:

A transição do paradigma taylorista/fordista para o novo paradigma técnico econômico traz uma nova concepção de formação profissional. Os currículos passam a serem concebidos sob o modelo de competência.

No contexto organizacional contemporâneo, as empresas perceberam a urgência em se implantar uma cultura de aprendizagem. Diante de tal realidade, o papel estratégico do conhecimento difunde-se cada vez mais. Considerando-se que a aprendizagem pode ser concebida como um processo de mudança, analise as teorias abaixo:

I - Para a teoria interacionista, o ser humano se desenvolve intelectualmente a partir da maturação do potencial de que dispõe.
II - O modelo behaviorista entende que as mudanças no comportamento podem ser provocadas pelas conseqüências chamadas de reforçamento.
III - A perspectiva cognitivista foca tanto aspectos objetivos e comportamentais quanto subjetivos, levando em consideração as crenças e percepções dos indivíduos que influenciam seu processo de apreensão da realidade.

A respeito dessas teorias, é/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

Sobre a formação docente para a educação superior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Predomina ausência de políticas de formação pedagógica institucionalizada, há apenas ações pontuais e fragmentadas.

( ) O processo de expansão e diversificação das instituições de educação superior propiciou o aumento do quadro docente na educação superior, o que exige políticas de desenvolvimento profissional dos professores.

( ) As políticas de avaliação exigem melhorias qualitativas na ação docente, tendo em vista as deficiências e fragilidades no desempenho dos estudantes.

( ) A docência na educação superior exige ênfase na pesquisa e no conhecimento científico especializado, por isso há necessidade de formação profissional apenas em nível de pós-graduação stricto sensu.

Assinale a sequência correta.

A avaliação institucional tem por meta o aperfeiçoamento da qualidade da Educação. A escola como um todo deve ser avaliada, não apenas a aprendizagem dos alunos. Assinale a opção que apresenta e define, corretamente, um dos princípios da avaliação institucional na perspectiva transformadora e de aperfeiçoamento.