Entrar

Questões de Concurso: Otorrinolaringologia

Confira aqui questões de Otorrinolaringologia para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A depuração do transporte mucociliar nasal é de fundamental importância na fisiopatologia das rinites. Alterações da mobilidade ciliar podem ser causadas por vários fatores, entre eles, é incorreto afirmar:
🧠 Mapa Mental
Na avaliação e diagnóstico das deficiências auditivas, o teste de diapasão de Weber é um dos mais utilizados, realizados com:
🧠 Mapa Mental
A perda auditiva é o déficit sensorial que mais comumente compromete a comunicação e os exames audiológicos permitem o diagnóstico de diversas doenças analisando as características e a qualidade dos sons audíveis.
Assim no ser humano:
🧠 Mapa Mental
A fissura lábio palatina é uma malformação congênita decorrente da deficiência ou da falta de fusão entre os processos das regiões frontonasal, maxilares e mandibulares, cuja lesão anatomopatológica e sintomas clínicos durante a fonação são, respectivamente:
🧠 Mapa Mental
Analise as afirmativas abaixo sobre a rinossinusite.
1. É caracterizada pela presença de 2 ou mais sintomas, sendo que um deles deve ser a obstrução congestão nasal ou secreção nasal anterior/posterior. 2. A tosse e dor/pressão facial podem estar associados. 3. Ao exame endoscópico nasal, os sinais presentes podem ser secreção mucopurulenta do meato médio e/ou edema de mucosa no meato médio e/ou pólipos nasais. 4. O quadro clinico é indicativo de uma infecção bacteriana, devendo iniciar com antibioticoterapia no momento do diagnóstico.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
🧠 Mapa Mental
O câncer de laringe ocorre predominantemente em homens acima de 40 anos e é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço.
São os principais fatores de risco dessa doença:
🧠 Mapa Mental
A rinite alérgica (RA) é definida como uma inflamação crônica da nasofaringe mediada por imunoglobulina E (IgE) e que ocorre em resposta a proteínas ambientais tipicamente inócuas. É correto afirmar sobre principais achados ao exame físico em pacientes com rinite alérgica:
I. Shiners alérgicos: Círculos escurecidos abaixo dos olhos e que ocorrem devido a edema infraorbital por venodilatação. II. Linhas de Dennie-Morgan: Consistem em aumento de dobras ou linhas abaixo da pálpebra inferior e são mais comuns em pacientes com RA. A fisiopatologia não é precisamente entendida. Essas linhas nem sempre indicam RA e podem ser mais comuns em alguns grupos étnicos sem um aumento na RA. III. Cobblestoning: A orofaringe posterior pode desenvolver tecido linfoide hipoplásico. IV. Membranas timpânicas: nunca apresentam anormalidades.
A sequência correta é:
🧠 Mapa Mental
Na semiologia otorrinolaringológica, os tipos de sons gerados durante a respiração permite o diagnóstico diferencial de diversas doenças da via respiratória alta.
O som gerado pela turbulência do ar durante a passagem pela laringe parcialmente obstruída, inspiratório, expiratório ou bifásico é o
🧠 Mapa Mental
A otite média aguda (OMA) é uma infecção com desenvolvimento rápido de sinais e sintomas de inflamação aguda na cavidade da orelha média, sendo encontradas bactérias em 50 a 90% dos casos com ou sem otorreia.
Não é agente bacteriano frequentemente encontrados na OMA:
🧠 Mapa Mental
A hipoacusia ou perda auditiva pode ser classificada quanto à sua localização, idade de início e intensidade.
Quanto à localização, uma hipoacusia neural é aquela que a lesão encontra‐se:
🧠 Mapa Mental