As órteses de tornozelo e pé possuem funções diversas, de acordo com a condição funcional de cada paciente, e dentre essas funções está a redução do tônus muscular em pacientes com espasticidade resultante de disfunção por lesão do neurônio motor superior.
As justificativas para a redução do tônus na busca de uma melhor amplitude de movimento (ADM) variam. Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. Os suportes de arcos metatarsais para aumentar a pressão nas cabeças dos metatarsos diminuem de forma considerável o tônus muscular aumentado.
2. Pode-se realizar o alongamento inibitório, para manter alongamento de estruturas espásticas, sendo que os modelos de órteses utilizam fechamentos anteriores ou possuem modelos bivalvulados que mantêm o tornozelo em uma posição alongada predeterminada.
3. A pressão sobre as inserções do grupo muscular gastrocnêmio-sóleo auxilia na redução do tônus muscular aumentado dos flexores plantares.
4. A inibição dos reflexos é feita reduzindo os estímulos que aumentam o tônus com o uso de espumas separadoras para os dedos dos pés.
5. A órtese com descarga de peso no tendão patelar aumenta a propriocepção do tornozelo em função do aumento das forças de reação do solo, e diminui o tônus aumentado da região da panturrilha.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
b) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
c) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.