Entrar

Questões de Concurso: Orientação a Objetos

Confira aqui questões de Orientação a Objetos para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


No que diz respeito à Orientação a Objetos, dois princípios são caracterizados a seguir: I. faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos. O conhecimento a respeito da implementação interna da classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos da classe. II. indica a capacidade de abstrair várias implementações diferentes em uma única interface. As classes derivadas de uma única classe base são capazes de invocar os métodos que, embora apresentem a mesma assinatura, comportam-se de maneira diferente para cada uma das classes derivadas. Os princípios caracterizados em I e II são respectivamente denominados
🧠 Mapa Mental

Além dos conceitos de objeto e classe, o paradigma da orientação a objetos envolve os princípios de

🧠 Mapa Mental

Algumas características de operações, quando definidas para uma determinada classe, constituem o que se denomina assinatura da operação. São elas

🧠 Mapa Mental

Em relação à orientação a objetos, considere:

Um dos mecanismos fundamentais na programação orientada a objetos é o conceito de redefinição, que ocorre quando um método, cuja assinatura já tenha sido especificada, recebe uma nova definição em uma classe derivada.

A linguagem de programação orientada a objetos deve suportar o conceito de ligação tardia (late binding), visto que a definição do método que é candidato a ser efetivamente invocado só ocorre durante a execução do programa.


O mecanismo de redefinição, juntamente com o conceito de ligação tardia, é a chave para a utilização adequada de

🧠 Mapa Mental
Na programação orientada a objeto,
🧠 Mapa Mental

No contexto de Programação Orientada a Objetos (OOP), sobre a relação de agregação e composição, ou relação todo-parte, considere:

I. A relação de agregação expressa o ato ou resulta- do de formar um objeto usando outros objetos como seus componentes.

II. Na relação de agregação, as partes só existem en- quanto o todo existir.

III Na relação de composição, as partes são independentes da existência do todo.

Está correto o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

Na orientação a objetos, em uma relação de herança entre classes, a subclasse herda da superclasse

🧠 Mapa Mental

Considere que a classe Pessoa possui 3 métodos que podem ser aplicados aos seus objetos: cadastrar, alterar e excluir. Considere que Aluno e Professor são classes derivadas da classe Pessoa e, por isso, herdam os métodos cadastrar, alterar e excluir, mas estes métodos são sobrescritos na classe Aluno e Professor com implementações bastante distintas, em função dos dados associados a cada um deles.


O exemplo ilustra o conceito de

🧠 Mapa Mental

Na programação orientada a objetos, são características dos objetos:

🧠 Mapa Mental