Questões de Concursos Públicos: Organização e tratamento da informação

Confira aqui Questões Organização e tratamento da informação de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.


Considere a referência bibliográfica abaixo.

MARTIN NETO, L.; BAYER, C.; MIELNICZUK, J. Alterações qualitativas da matéria orgânica e os fatores determinantes da sua estabilidade num solo podzólico vermelho-escuro em diferentes sistemas de manejo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26., 1997, Rio de Janeiro. Resumos... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1997. p. 443, ref. 6-141.

É considerado elemento complementar:

Dentre os métodos de avaliação qualitativa de acervos, destaca-se o que faz uso da verificação de listas, catálogos e bibliografias. É correto afirmar que uma das vantagens desse método é a

I 610.17$aPortugal.$bBiblioteca Nacional.$2UCBG

II 650.#7$aCafé, safra$zBrasil$y2009-2010$2VCB

III 651.#4$aRio Amazonas

Considerando os exemplos I, II e III acima, dos campos de assunto do formato MARC, julgue os itens a seguir.

No exemplo II, o subcampo $y corresponde a uma subdivisão de assunto representando um período cronológico que deve ser preenchido mesmo quando esse período não acompanha o termo principal.

De acordo com a NBR 14724, são elementos obrigatórios em um trabalho científico:

Considerando que obra monográfica seja todo tipo de informação registrada independente de seu suporte e que, no Brasil, as normas de elaboração de obra monográfica sejam regidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), julgue os itens subsequentes.

A indicação dos nomes pessoais ou institucionais e da natureza da participação intelectual, artística, técnica ou administrativa na elaboração da publicação em uma obra é conhecida como crédito.

Relacione os princípios de classificação, listados a seguir, aos seus respectivos conceitos.

1. Princípio da Divisão.

2. Princípio da Completude.

3. Princípio da Irredutibilidade.

4. Princípio da Mútua Exclusividade.

( ) não se deve enumerar mais do que os elementos verdadeiramente distintos entre si , de maneira que nenhum esteja compreendido no outro.

( ) para cada derivação deve-se usar apenas uma característica.

( ) qualidade ou atributo escolhido para servir de base à classificação.

( ) a divisão deve enumerar todas as espécies de que o gênero se compõe, do simples ao complexo, do abstrato ao concreto.

Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

I 080 ## $a 94 $x (474) $x "19" $x (075)

II 043 ## $a s-bl-rj

Tendo como referência os exemplos de campos de números e códigos apresentados acima, julgue os itens seguintes.

No exemplo II, o campo 043 é obrigatório para indicar literaturas, nacionalidade e nomes geográficos.

A Análise Documentária (AD) tem como funções:

I. Identificar e localizar: como técnica auxiliar para a catalogação e a classificação e, por meio de suas diversas operações, permite identificar e localizar qualquer documento no contexto de uma determinada coleção, assim como contribuir para o conhecimento do seu conteúdo (representado por termos significativos ou um breve resumo).

II. Transformar: é evidente sua capacidade de transformação e reelaboração dos documentos originais em outros secundários, meramente informativos.

III. Recuperar: favorece a recuperação documental, que só será viável se for baseada em uma técnica analítica precisa e rigorosa.

Verifica-se que