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Questões de Concurso: Organização do Trabalho na Escola

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A implementação de políticas públicas requer a existência de espaços de participação da comunidade por meio dos quais as diferentes demandas sociais cheguem aos setores responsáveis. Esses espaços colocam em cena uma noção descentralizada de participação. Considerando essas idéias, julgue os próximos itens. A articulação entre diferentes setores da educação confere legitimidade à deliberação conjunta e promove o reconhecimento da diversidade e da autonomia dos espaços institucionais.
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À luz dos pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens seguintes.

Na etapa de montagem institucional, a participação da população a ser pesquisada ou de seus representantes é dispensável, pois é um momento de organização exclusiva dos pesquisadores.

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Ao lado da tarefa de promover o acesso dos alunos aos conhecimentos organizados nas disciplinas escolares, outros conhecimentos são também trabalhados na escola. Dentre estes se destacam os conhecimentos relativos à cidadania, ao trabalho e à cultura, que só podem ser bem adquiridos se forem trabalhados a partir do exercício do pensamento crítico e dos princípios da ética. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I Programas de ensino muito rígidos e pouco atualizados são inadequados para esta finalidade.

II Produzir um clima escolar protetivo onde estudantes, funcionários e professores se sintam respeitados produz uma ética que ensina a todos.

III Assegurar que todos os pontos de vista sejam acolhidos e que no debate os argumentos em prol do coletivo sejam evidenciados induz ao pensamento crítico.

IV Acolher a diversidade, respeitar e valorizar a cultura local são princípios para promover a ampliação do conhecimento.

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Sabendo que a formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos, julgue os itens subsequentes. A concepção de formação continuada, pautada em uma prática coletiva reflexiva, é enriquecida quando se desenvolve no próprio contexto escolar, privilegiando-se a escola como o locus de formação.
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Acerca da formação continuada em organizações educacionais, julgue os itens a seguir.

I Contribui para a construção de competências profissionais coerentes com a evolução da profissão de professor e do sistema educativo.

II Geralmente desenvolve-se mediante estudos e pesquisas planejados e realizados a partir das necessidades e dos conhecimentos derivados da experiência docente.

III Deve ser desenvolvida institucionalmente e propiciar transformação do cotidiano educacional.

IV Trata-se de um curso realizado após a qualificação profissional.

A quantidade de itens certos é igual a

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O trabalho do supervisor pedagógico é fundamentalmente um trabalho de formação continuada em serviço. Ao subsidiar e organizar a reflexão pedagógica, esse profissional fortalece a tomada de consciência dos educadores sobre suas ações, visando à proposição de alternativas para superar problemas em uma constante retomada da atividade reflexiva. Acerca do papel do supervisor pedagógico, julgue os próximos itens.

A supervisão, na dimensão da escola reflexiva, deve considerar como princípio que o educando esteja no centro da missão da escola e que a organização das ações dependa do envolvimento de todas as pessoas relacionadas ao processo educativo.

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