Questões de Concursos Públicos: Medicina Intensiva

Encontre aqui questões Medicina Intensiva de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Paciente admitido no pronto-socorro relatando quadro de tosse com expectoração amarelada e febre há 3 dias, apresenta-se hipotenso. Sobre a antibioticoterapia neste paciente, assinale a alternativa correta.
Assinale a correta sobre o uso de Ventilação Não Invasiva (VNI) na SARA (Síndrome da Angustia Respiratória Aguda):
Na ventilação do paciente com Síndrome da Angustia Respiratória Aguda (SARA), assinale a correta:
Um paciente idoso em pós-operatório de colecistectomia é admitido na UTI porque a pressão arterial de 100 x 50 mmHg foi considerada muito baixa. Como o paciente tem um cateter arterial e outro venoso central o médico intensivista colheu uma gasometria de cada via. Os exames mostram: PaCO2 arterial = 32mmHg e PvCO2 venoso = 50mmHg. O que podemos deduzir?
Acerca das disfunções orgânicas relacionadas a sepse, assinale a alternativa correta.
Um paciente encontra-se na UTI na fase aguda de um choque séptico. Após a infusão de fluidos em grande quantidade os monitores mostram que o débito cardíaco duplicou, mas a saturação venosa central de oxigênio permanece inalterada. O que aconteceu com a oxigenação deste paciente?
Com relação ao uso de sedativos e analgésicos em pacientes críticos é correto afirmar:
Com relação a delirium na UTI é correto afirmar que:
Com relação ao atendimento de um paciente em parada cardiorrespiratória assinale a alternativa correta:

I. Capnografia inicial evidenciando baixos níveis de CO2 sugerem que o tempo de hipoperfusão foi pequeno e está associado a um bom prognóstico.
II. Capnografia evidenciando elevação dos níveis de PCO2 durante a realização das manobras de RCP sugerem eficácia das mesmas.
III. O uso de capnografia para avaliar qualidade das manobras de RCP é recomendação do ACLS desde 2010. 
Você admite paciente na UTI com hiponatremia de duração desconhecida. À admissão, [Na+] = 102 meq/L. Após corrigir hipovolemia com 2 litros de SF 0,9% foi iniciada infusão de NaCl 3% a 60 ml/hr. Doze horas após a admissão, o plantonista da unidade colhe novo exame que revela [Na+] = 114 meq/L. A melhor conduta neste momento é: