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Questões de Concurso: Linguagem e Fala

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O conjunto de testes verbais e não verbais que avaliam as habilidades auditivas envolvidas no processamento da informação auditiva. Sobre esses testes, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

( ) Testes Monoaurais de Baixa Redundância: Fala Filtrada, Fala no Ruído, PSI/SSI.

( ) Testes de Interação Binaural: PPS, DPS, RGDT, GIN.

( ) Testes de Processamento Temporal: SSW, Dígitos Dicóticos, Consoante Vogal.

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Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, a respeito das Afasias.
( ) A afasia transcortical motora tem como principais características: a redução da fala, sendo a linguagem espontânea extremamente reduzida; expressão lenta e breve; repetição boa sendo melhor que a fala espontânea. ( ) São consideradas afasias “Emissivas/Expressivas”: afasia de Broca; afasia transcortical motora; afasia de Wernick. ( ) Na afasia de Broca a compreensão oral está gravemente comprometida; a expressão é marcada por discurso fluente e abundante fala logorréica e jargonofásica.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
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Um menino de 7 anos de idade compareceu à avaliação fonoaudiológica, acompanhado de sua mãe. As principais queixas foram ronco com momentos de pausas na respiração durante o sono e o fato de ele comer apenas macarrão, carne moída e leite. Apresenta comportamento dispersivo na escola, com dificuldades na alfabetização e trocas na fala.

Com base no caso descrito, no que se refere ao sistema estomatognático, julgue os itens a seguir. 
As modificações ósseas advindas da respiração oral, da postura de língua e de lábios são trabalhadas apenas a partir da intervenção ortodôntica.
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Analise as afirmativas a seguir: I. O desenvolvimento correto da fala e da linguagem não possui relação com a capacidade de leitura, pois o desenvolvimento da linguagem escrita é independente da linguagem oral adquirida previamente. II. O fonoaudiólogo é o profissional responsável por se ocupar do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular, ou seja, com o coração, a circulação sanguínea e a comunicação entre os neurônios, e até mesmo da cirurgia cardiovascular. Marque a alternativa CORRETA:
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Um paciente 7 anos de idade foi encaminhado à avaliação fonoaudiológica com queixa de “trocas na fala”. Após a anamnese, realizou-se uma avaliação de linguagem, e foram solicitados exames de audiometria e impedanciometria. Na avaliação de linguagem, constataram-se ausência de alterações orgânicas, bem como desvio fonológico com os seguintes processos fonológicos: dessonorização e redução do encontro consonantal.

 A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
A otite média é uma das infecções que mais acometem as crianças nos primeiros anos de vida. A inflamação na orelha média pode alterar o sistema auditivo periférico e central.
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Analise as afirmativas a seguir:

I. Os distúrbios de desenvolvimento da linguagem (oral e escrita) de causa idiopática em crianças e adolescentes são aqueles que sempre ocorrem em conjunto com outras anormalidades, tais como a deficiência mental, a paralisia cerebral e as deficiências auditivas.

II. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para identificar, diagnosticar e tratar indivíduos com distúrbios da comunicação oral e escrita, da voz e da audição.


Marque a alternativa CORRETA:

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A consciência fonológica é uma competência metalinguística que possibilita o acesso consciente ao patamar fonológico da fala e a manipulação cognitiva das representações neste nível. Portanto, envolve reflexão, análise e manipulação intencional de unidades que compõem a linguagem (palavras, sílabas, fonemas). Relacione os quatro níveis de desenvolvimento da consciência fonológica e assinale a alternativa CORRETA:
I. Sensibilidade à rima e à aliteração. II. Conhecimento silábico. III. Conhecimento intrassilábico. IV. Conhecimento segmental.
( ) Corresponde a uma etapa inicial, caracterizada pela descoberta, por parte da criança, de que determinadas palavras apresentam um mesmo conjunto de sons em seu princípio ou fim. Implica uma capacidade para detectar estruturas sonoras semelhantes em diferentes palavras. ( ) Envolve a compreensão de que as sílabas podem ser subdivididas em elementos menores do que elas mesmas e maiores do que um fonema. ( ) Corresponde a uma capacidade para segmentar e operar com as estruturas silábicas das palavras, que implica um processo de divisão da palavra em seus constituintes silábicos. ( ) As palavras são compostas por um conjunto de segmentos sequenciados denominados fonemas.

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Com relação à gagueira, analise as asserções e a seguir assinale a alternativa CORRETA:
( ) A gagueira é um distúrbio da comunicação que se caracteriza por uma ruptura involuntária no fluxo da fala. As disfluências mais comuns na gagueira são as repetições de sílabas e de sons, os prolongamentos e os bloqueios. São também comuns na gagueira os comportamentos motores associados como piscar de olhos, projeção da língua e alterações na velocidade e na intensidade da fala. ( ) A gagueira apresenta diferentes estágios de evolução, do leve ao severo, pode ser intermitente e progressiva, com níveis variados de tensão. Os comportamentos associados ao quadro variam de indivíduo para indivíduo. ( ) Muitos gagos aprendem desde cedo que o desejável é não gaguejar. A sociedade os recompensa pela fluência. Disto decorre que quando não se fala fluentemente, está se fazendo algo errado. E do erro, origina-se a culpa, por não conseguir falar como desejado e de acordo com o que os outros esperam que se fale. Entretanto, a gagueira não sofre interferência de variáveis situacionais e emocionais. ( ) O planejamento terapêutico da atuação Fonoaudiológica com pacientes gagos incluem redução da tensão por meio de exercícios cervicais e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios, treino da velocidade de fala, melodia e entonação, treino de suavidade da emissão, treinamento auditivo enfatizando as habilidades de detecção, discriminação, reconhecimento e memória auditiva.
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Um paciente 7 anos de idade foi encaminhado à avaliação fonoaudiológica com queixa de “trocas na fala”. Após a anamnese, realizou-se uma avaliação de linguagem, e foram solicitados exames de audiometria e impedanciometria. Na avaliação de linguagem, constataram-se ausência de alterações orgânicas, bem como desvio fonológico com os seguintes processos fonológicos: dessonorização e redução do encontro consonantal.

 A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
O processo de aquisição da linguagem oral ocorre até o momento em que todos os sons da fala são produzidos corretamente. No português brasileiro, o domínio fonológico típico ocorre por volta dos 5 anos de idade.
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