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Questões de Concurso: Liderança

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As características abaixo indicam que tipo de liderança?
I.O líder confia em seus liderados e isso os motiva. II.A burocracia reduz e o poder é descentralizado. III.É possível trabalhar o intraempreendedorismo. IV.Baixa produtividade, graças à falta de instrução e controle de qualidade. V.Individualismo, as pessoas da equipe tendem a isso e perdem o respeito.
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Sobre a liderança laissez-faire assinale a alternativa com suas características:
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Julgue os itens a seguir, a respeito de motivação e liderança, conforme tratadas na literatura gerencial contemporânea. Teorias tais como liderança pela base e liderança compartilhada enfatizam a função da liderança com base na corretagem do poder, na qual o líder utiliza o seu poder sobre a equipe e não o poder da equipe.
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A relação entre liderança e caráter organizacional pode ser explorada em mais detalhes se examinarmos algumas das principais tarefas que os líderes devem desempenhar. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Definição de missão e papel institucional - O estabelecimento de metas é uma tarefa criativa que implica uma auto-avaliação para descobrir os verdadeiros comprometimentos da organização, conforme estabelecido pelas demandas efetivas internas e externas.

II. Incorporação institucional do objetivo - A tarefa de liderança dentro da estrutura social da organização é a de moldar o “caráter” da organização, sensibilizando-o a formas de pensamento e resposta, com o objetivo de conseguir maior credibilidade.

III. Solução de conflitos internos - Os grupos de interesse internos formam-se naturalmente nas organizações, mas os interesses conflitantes não devem ser valorizados pela liderança porque a direção da empresa deve se concentrar no bem-estar econômico e na elaboração de estratégias de crescimento.

Está correto o que se afirma em

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Muitos dos problemas identificados nas organizações referem-se às relações entre empregados, entre chefe e subordinado, entre líder e seguidor, devendo a organização constituir mecanismos contínuos para eventualmente implementar processos de melhoria dessas relações. Considerando a relação chefe/subordinado e a questão da liderança nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Informações situacionais, apoio de seguidores e procedimentos organizacionais que venham a apoiar um determinado líder podem ser considerados fatores relevantes para melhorar sua posição em uma negociação.

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No que se refere a determinados aspectos gerais das organizações, julgue os itens a seguir.

Uma equipe de trabalho gera sinergia positiva entre os trabalhos individuais, levando a um nível de desempenho maior do que a soma dos trabalhos individuais.

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A dinâmica organizacional tornou-se mais intensa, pois os clientes, ávidos por terem seus anseios e necessidades sempre satisfeitos, buscam conhecer uma maior diversidade de produtos e tecnologias existentes. O processo de globalização instaurou, na realidade das organizações, um conjunto de preceitos que anteriormente não possuíam grande destaque: comunicação, processo de decisões, descentralização, entre outros. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Durante a última reunião do departamento de vendas, foram delegadas a Márcio várias tarefas muitas das quais requeriam a coleta de informações em outros departamentos. Após algumas consultas, ele se viu frustrado, porque alguns departamentos repetidamente recusaram-se a dividir informações, alegando serem sigilosas.

Nessa situação, é correto afirmar que o fato ocorreu porque o chefe de Márcio delegou responsabilidade para execução da tarefa sem, no entanto, delegar formalmente a devida autoridade.

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Um dos primeiros estudos sobre gerentes, elaborado por Mintzberg, divide seus papéis em três categorias. A categoria que agrupa os papéis interpessoais inclui, entre outros, o papel de:
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