Entrar

Questões de Concurso: Legislação da Saúde SUS

Confira aqui questões de Legislação da Saúde SUS para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Assinale alternativa que contenha CORRETAMENTE os três Princípios Doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS):
🧠 Mapa Mental

No que se refere à Lei n. 8.080/1990, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições dispensáveis ao seu pleno exercício.

II A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter substitutivo.

III O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

🧠 Mapa Mental

No que se refere à Lei n. 8.142/1990, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

II A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

III As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.

🧠 Mapa Mental
Analise os serviços abaixo e identifique os que são considerados porta de entrada do SUS: I- Serviços de atenção primária. II- Serviços de atenção de urgência e emergência. III- Serviços de atenção psicossocial. IV- Serviços especiais de acesso aberto. Assinale a alternativa correta:
🧠 Mapa Mental

De acordo com a Lei n. 8.080/1990, são objetivos do Sistema Único de Saúde:

I a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização descentralizada das ações assistenciais e das atividades corretivas.

II a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a integração entre médicos e pacientes.

III a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

🧠 Mapa Mental
Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, compete às Secretarias Estaduais de Saúde e ao Distrito Federal a coordenação do componente estadual e distrital da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais e de acordo com as políticas, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos Estados e do Distrito Federal: I. Pactuar, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Colegiado de Gestão no Distrito Federal, estratégias, diretrizes e normas para a implantação e implementação da Política Nacional de Atenção Básica vigente nos Estados e Distrito Federal; II. Destinar recursos estaduais para compor o financiamento tripartite da Atenção Básica, de modo regular e automático, prevendo, entre outras formas, o repasse fundo a fundo para custeio e investimento das ações e serviços; III. Ser corresponsável pelo monitoramento das ações de Atenção Básica nos municípios; IV. Analisar os dados de interesse estadual gerados pelos sistemas de informação, utilizá-los no planejamento e divulgar os resultados obtidos. Assinale a alternativa CORRETA:
🧠 Mapa Mental
Para receberem os recursos, de que trata o art. 3° da Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com: I. Fundo Privado de Saúde; II. Conselho de Saúde, com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990; III. Plano de saúde; IV. Relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990. Assinale a alternativa CORRETA:
🧠 Mapa Mental
Segundo as normas do SUS em vigor, para a constituição de uma Equipe de Saúde da Família é necessário pelo menos um profissional médico, auxiliar ou técnico de enfermagem, enfermeiro e agentes comunitários de saúde, ambos com carga horária de 40h semanais. De que forma se dá a participação médica?
🧠 Mapa Mental
Com base nos direitos humanos, é vetado ao médico, EXCETO:
🧠 Mapa Mental
Em relação aos Princípios e Diretrizes do SUS, é INCORRETO afirmar que:
🧠 Mapa Mental