Questões de Concursos Públicos: Industrialização

Encontre aqui questões Industrialização de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico. Essa nova etapa de produção:

Relativamente aos sistemas de produção e suas descrições, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Fordismo.

2. Toyotismo.

Coluna 2


( ) Defeitos no produto só eram identificados no final da linha de produção.

( ) Para não faltar peças, elas são produzidas em excesso, gerando estoque.

( ) A empresa deve planejar a produção de modo a atender aos desejos de seus clientes.

( ) O operário modelo é aquele que identifica problemas e propõe soluções.

( ) O funcionário deve se preocupar com a aplicação que o produto terá depois de vendido.

( ) A empresa fabrica muitas das peças que compõem seu produto.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

“Os países desenvolvidos ou do “primeiro mundo”, teriam passado por uma redução persistente da participação do emprego industrial no emprego total a partir da década de 1970. A América Latina teria passado pelo mesmo processo na década de 1990, o que coincide com o período de implantação das políticas liberalizantes associadas ao “consenso de Washington.” (OREIRO; FEIJÓ, 2010).
A CORRETA análise do texto e o cenário das últimas décadas no Brasil, revelam uma preocupação crescente entre a classe política, o setor industrial, os economistas e o público em geral, a respeito de um possível processo de:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Dentre os fatores que beneficiaram a concentração industrial na região Sudeste, no início do século XX, pode-se destacar a concentração de infraestrutura de energia, comunicação e, sobretudo, transportes naquela região. Esses fatores são essenciais para garantir a infraestrutura necessária para os processos produtivos, o abastecimento das indústrias com matéria-prima, o escoamento da produção e a utilização de maquinário com funcionamento elétrico, o que garantir maior produtividade e competitividade.
II. No início do século XX, três fatores principais beneficiaram a concentração industrial na região Sudeste do Brasil: o crescimento da produção de uvas e vinho no vale do Parnaíba, a extração de ouro nas Minas gerais e o turismo ecológico no Rio de janeiro. Esses fatores são essenciais para garantir a infraestrutura necessária para os processos produtivos, o abastecimento das indústrias com matéria-prima, o escoamento da produção e a utilização de maquinário com funcionamento elétrico.

III. Até o início da década de 1930, o espaço geográfico brasileiro foi estruturado predominantemente ao redor do modelo primário-exportador, fazendo com que a configuração das atividades econômicas fosse dispersa e com rara ou ausente interdependência. Nesse período, foram realizadas diversas ações governamentais em favor do desenvolvimento da indústria nacional, principalmente através da criação das indústrias de base, fundamentais para o surgimento de outras indústrias.

Marque a alternativa CORRETA:
“A guerra, ou a ameaça de guerra, foi uma constante durante todo o período de desenvolvimento da China sob Mao. E é ela que vai determinar a estratégia de mudança estrutural da China revolucionária. Fica evidente, tanto em discursos quanto pelas políticas efetivamente adotadas, que o modelo de industrialização maoísta obedecia a objetivos estratégico-militares, e, como uma derivação deste, também a propósitos de melhor distribuição regional da indústria.” (NOGUEIRA, 2019).
Nesse sentido, a industrialização assumiu:
No início do século XX, a sociedade inglesa passava por um período de transformações em seu modo de vida decorrentes do desenvolvimento tecnológico e industrial. Algumas mulheres formaram o movimento feminista das suffragettes, que reivindicava:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Durante o governo de Juscelino Kubitschek, a economia brasileira se fechou para os investimentos internacionais, impedindo, assim, a entrada no Brasil de grandes montadoras como a Ford e a Volkswagen. Ainda nesse período, o Governo Federal direcionou todos os grandes investimentos para a agricultura e a pecuária nas regiões Norte e Sudeste, o que acarretou um grande aumento do desmatamento de florestas nativas.
II. A região Sudeste do Brasil é a segunda menor do Brasil. Sua configuração atual compreende os estados do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Dentre os fatores que beneficiaram a concentração industrial na região Sudeste, no início do século XX, pode-se destacar o desenvolvimento de uma rede bancária, criada por conta da presença de centros de produção de café.
III. O Brasil é uma federação constituída pela união indissolúvel entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. O Brasil possui vinte e um estados, além do Distrito Federal (a capital do país) que representa uma unidade da federação. Um dos motivos que favorece a divisão interna do Brasil é quanto ao controle administrativo do território, o qual subdivide as responsabilidades de fiscalizar em partes menores, uma vez que grandes extensões territoriais sem ocupação e ausência de estado podem provocar uma série de problemas, inclusive de perda de territórios para países vizinhos.
Marque a alternativa CORRETA:
A industrialização brasileira ficou caracterizada como tardia em razão de ocorrer em momento histórico seguinte a outros países no mundo. Sobre esse assunto, marque a alternativa INCORRETA:

Julgue as seguintes afirmativas sobre o desenvolvimento industrial:

I. A primeira revolução industrial foi iniciada na Inglaterra intensificando a mecanização e introduzindo a produção em série.

II. A passagem da primeira para a segunda revolução industrial foi marcada pela introdução do uso do petróleo para produção de energia e o desenvolvimento da indústria automobilística.

III. Os EUA e a Inglaterra apresentam a industrialização tardia, que é como característica dos países desenvolvidos.

IV. A terceira revolução industrial é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações sendo chamada de revolução técnico-científica.

São corretas:

As indústrias no Brasil se desenvolveram a partir de mudanças estruturais de caráter econômico, social e político, que ocorreram principalmente nos últimos trinta anos do século XIX. O conjunto de mudanças aconteceu especialmente nas relações de trabalho, com a expansão do emprego remunerado que resultou em aumento do consumo de mercadorias, a abolição do trabalho escravo e o ingresso de estrangeiros no Brasil como italianos, alemães, japoneses, dentre muitas outras nacionalidades, que vieram para compor a mão de obra, além de contribuir no povoamento do país, como ocorreu na região Sul. Um dos maiores acontecimentos no campo político foi a proclamação da República. Diante desses acontecimentos históricos, o processo industrial brasileiro passou por quatro etapas.

De acordo com os acontecimentos de cada etapa, estão corretas, EXCETO: