Entrar

Questões de Concurso: História da Geografia

Confira aqui questões de História da Geografia para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


“O conceito de paisagem esteve quase que ausente da geografia física moderna e não suscitou estudos específicos, sendo qualquer tentativa neste sentido um motivo para uma reflexão metodológica e de desenvolvimento de uma pesquisa que, em parte, supere os limites da geografia física tradicional”. O sistema taxonômico de classificação da paisagem, criado por Bertrand (1968) possui seis níveis, os elementos climáticos e estruturais ocupam as unidades superiores e os elementos biogeográficos e antrópicos as unidades inferiores” (BERTRNAD, 1968, p.461 - 464. tradução nossa). Fonte: BERTRAND, G. (1968). Paisaje y Geografia Física Global. In: MENDOZA, J. G. et. al.(2002) El Pensamiento Geográfico. Ed. Alianza. Madrid.
Indique a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das unidades da paisagem superiores e inferiores:
🧠 Mapa Mental
Segundo Pena (2020), Paul Vidal de La Blache (1845-1918) foi um geógrafo francês e um dos nomes mais lembrados no que se refere à história do pensamento geográfico. Sua obra é bastante reconhecida por ser fundadora da corrente de pensamento denominada.
🧠 Mapa Mental
Leia com atenção a citação abaixo e responda o que se pede.
“O contexto parecia pedir uma ciência humana livre de ideologias, do subjetivismo e do controle das classes então dominantes (nobreza e clero), e, neste cenário, uma “matemática social” (notabilizada pelo emprego das matemáticas para estudar aspectos sociais) veio conferir ao pensamento humano os predicados da exatidão e neutralidade”. (Fonte: VITTE, A. C., 2007. Contribuições à história e à epistemologia da geografia. Rio de Janeiro, ed. Bertrand Brasil).
A citação refere-se à doutrina filosófica positivista que influenciou algumas correntes do pensamento geográfico. Que são:
I- Possibilista. II- Determinista. III- Teorética e quantitativa. IV- Crítica.
Está CORRETO o que se afirma em:
🧠 Mapa Mental
Milton Santos foi um dos geógrafos mais brilhantes a nível mundial. Sua produção intelectual foi determinante para a mudança metodológica e epistemológica da Geografia brasileira. O principal conceito e contribuição trazidos por Milton foi o de formação de sócio-espacial, que, em linhas gerais:
🧠 Mapa Mental

“Os estudos culturais, utilizados em pesquisas do campo das ciências humanas, entre as quais a Geografia, contribui para o entendimento e a interpretação das práticas dos pequenos grupos, das minorias e dos excluídos da sociedade globalizada, e nos apontam que existe uma série de grupos organizados, de fóruns, de ONG organizadas e articuladas internacionalmente, em uma onda transnacional. Dentro desse contexto, a tecnologia social desenvolvida por esses grupos hoje é vendida como know-how”.

Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240454>. Acesso em: 5 fev. 2020. Adaptado.

A sentença que apresenta a ideia central do texto é

🧠 Mapa Mental
No que se refere ao ensino fundamental, é importante considerar quais são as categorias mais adequadas da Geografia para os alunos, juntamente com os objetivos de aprendizagem nesta etapa da escolaridade. Assim, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia, o objeto central de estudo deve ser:
🧠 Mapa Mental
Para Robert Sack, “a(o) _______________, como um componente do poder, não é apenas um meio para criar e manter a ordem, mas é uma estratégia para criar e manter grande parte do contexto geográfico através do qual nós experimentamos o mundo e o dotamos de significado.” (HAESBAERT, 2007).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
🧠 Mapa Mental
Segundo Cavalcanti (2011), as categorias de análise da geografia em sala de aula servem ao pensar. Neste sentido, a categoria de análise a ser trabalhada em uma aula que valorize o cotidiano, as relações de proximidade, ou seja, a subjetividade do aluno é a categoria:
🧠 Mapa Mental
Leia o trecho e responda: “Na história do pensamento geográfico, o pensador ___________, responsável por definir a concepção que seria posteriormente conhecida como Determinismo Geográfico, defendia que o homem é resultado de suas relações com o meio, ou seja, seu lugar no espaço determinaria suas relações da vida em sociedade.” A lacuna se refere à:
🧠 Mapa Mental
Do ponto de vista geográfico, associe a primeira coluna com a segunda, a partir dos conceitos e seus significados:
Primeira coluna: conceitos 1- Paisagem 2- Lugar 3- Território 4- Região
Segunda coluna: significados dos conceitos ( ) Expressão e face visível do espaço. ( ) Menor porção do espaço (espaço mensurável). ( ) Expressão espacial das relações de poder. ( ) Características comuns internas com certa unidade e homogeneização.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
🧠 Mapa Mental