Questões de Concursos Públicos: Hereditariedade e diversidade da vida

Encontre aqui questões Hereditariedade e diversidade da vida de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Nas cobaias, existem dois pares de alelos com segregação independente, que condicionam, respectivamente, o comprimento e a cor da pelagem. A pelagem longa e marrom é condicionada pelo genótipo duplo recessivo, enquanto as pelagens curta e preta são dominantes para esses fenótipos. O cruzamento entre um macho duplo heterozigoto e uma fêmea dupla recessiva, para esses alelos citados, deverá gerar
Uma mulher albina de olhos claros (genótipo aacc) casou-se com um homem normal para o albinismo, de olhos escuros e heterozigoto para as duas características (genótipo AaCc).
Nessa situação hipotética, a probabilidade de esse casal gerar um descendente normal para o albinismo e com olhos claros é de

Os erros inatos do metabolismo constituem uma classe de doenças genéticas caracterizada por distúrbios bioquímicos.
A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

Se um casal tem um filho afetado por um dado erro inato do metabolismo com herança autossômica recessiva, então esse casal tem 25% de chance de ter um filho de qualquer sexo com o mesmo genótipo deles.

No que se refere à hereditariedade, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Trata-se do fenômeno em que os genes e as características dos filhos são transmitidas aos seus ascendentes. II - Nos seres humanos, referido fenômeno ocorre através da fusão dos gametas. III - As características fenotípicas e genéticas transmitidas são chamadas de hereditárias.
Considerando que os efeitos da radiação ionizante são cumulativos, ou seja, quanto maior a dose de exposição, maior a probabilidade de ocorrência dos efeitos, a adoção do Sistema de Proteção Radiológica tem como finalidade evitar os efeitos biológicos das radiações ionizantes a partir do uso de recursos de proteção radiológica.
Considerando este contexto analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I - O uso de vestimentas especiais (tais como aventais de chumbo, protetores de tireoide e de gônadas, óculos plumbíferos, luvas e as mangas protetoras) é necessário para evitar os efeitos estocásticos e determinísticos das radiações ionizantes.
porque..
II - as radiações ionizantes são corpusculares ou eletromagnéticas, capazes de ionizar átomos, podendo então provocar alterações em moléculas, tais como o DNA, causando assim a transformação celular.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

Os erros inatos do metabolismo constituem uma classe de doenças genéticas caracterizada por distúrbios bioquímicos.
A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

Considere que um gene produtor de uma enzima apresente dois alelos: um que produz normalmente a enzima e outro que não a produz. Nesse caso, tanto indivíduos heterozigotos quanto homozigotos dominantes apresentam o mesmo fenótipo, porque basta ter a enzima, independentemente da quantidade, para se ter a função.

Uma planta original com flores vermelhas foi utilizada para produção de 20 clones. As mudas geradas foram divididas em dois grupos A e B e submetidas a diferentes condições de água e luminosidade. Na floração, observouse que as mudas do grupo A apresentavam flores vermelhas, e as mudas do grupo B, flores amarelas.
Sobre esse experimento foram feitas as assertivas.
I. Os clones apresentam os genótipos idênticos, embora apresentem flores com cores diferentes.
Porque
II. Pode ter havido modificação no fenótipo em função da diferença das condições de tratamento.
Qual das afirmativas é adequada para analisar as asserções?
A porção sólida do sangue contém hemácias, leucócitos e plaquetas. As hemácias possuem proteínas, antígenos ou aglutinogênios. A incompatibilidade entre os sangues surge quando há diferenças entre as proteínas presentes nas superfícies das hemácias do doador e do receptor, seguindo a lógica: