Entrar

Questões de Concurso: Hematologia

Confira aqui questões de Hematologia para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Analise as afirmativas abaixo referente a anemia hemolítica esferocitose hereditária e marque verdadeiro V ou falso F:


( ) É caracterizada por disfunção de uma ou mais proteínas de membrana, gerando alteração na flexibilidade da hemácia com destruição periférica precoce. Clinicamente varia desde anemia discreta compensada até grave anemia hemolítica.

( ) O diagnóstico pode ser confirmado pela presença do Corpúsculo de Heinz no esfregaço de sangue periférico e pela pesquisa de G6PD.

( ) O tratamento inclui reposição de ácido fólico e esplenectomia para os pacientes com anemia mais grave.

( ) A transfusão de concentrados de hemácias deverá ser reservada para pacientes em crise aplásica ou hemólise grave.

( ) É uma desordem genética ligada ao cromossomo X.


Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:

🧠 Mapa Mental
Embora a trombocitopenia imune primária (PTI) não seja considerada uma doença maligna, o impacto dos sintomas na saúde e na qualidade de vida do paciente podem ser bastante restritivos caso ele não receba o tratamento adequado. Os tratamentos atualmente disponíveis possibilitam que o paciente com PTI tenha uma melhora na qualidade de vida, sem sangramento, seguindo naturalmente com o trabalho, estudos, prática de esportes, etc. O tipo de tratamento da PTI pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas, e baseia-se principalmente na quantidade e frequência dos sangramentos e na contagem de plaquetas do paciente.
Com relação a PTI é correto afirmar:
🧠 Mapa Mental
A agranulocitose também é chamada de neutropenia ou granulocitopenia. De acordo com a definição mais difundida, ocorre quando o número de neutrófilos é inferior a 1.000 – 1.500 células por milímetro cúbico de sangue. É uma patologia rara, mas potencialmente grave. Com relação a agranulocitose é correto afirmar:
🧠 Mapa Mental
Assinale a alternativa correta com relação ao Linfoma de Hodgkin:
🧠 Mapa Mental
Paciente feminina, 25 anos, consulta por história de astenia e parestesias em membros distais. Ao exame físico apresenta palidez cutânea e alopecia. Previamente hígida, sem outras queixas. Foram solicitados exames laboratoriais: Hemograma: Hb: 7,3 g/dl, Ht 22%, VCM106 fL, HCM:36pg, Leucócitos: 4100/mm3, plaquetas 143000/mm3, Creatinina: 0,8mg/dl, TGP:26U/L, TGO:25U/L, Bilirrubina total: 1,22mg/dl, Bilirrubina direta: 0,22mg/dl, Bilirrubina indireta 1,0mg/dl, DHL: 1270 U/L. Qual a hipótese diagnóstica mais provável para essa paciente?
🧠 Mapa Mental
Sobre o diagnóstico clínico e laboratorial da anemia ferropriva, considere a alternativa incorreta:
🧠 Mapa Mental
A Anemia é um achado frequente na prática do médico de atenção primária à saúde (APS).
Das anemias macrocíticas, a causa mais comum de anemia megaloblástica por deficiência de ácido fólico é:
🧠 Mapa Mental
Trombocitose essencial (trombocitemia primária) é uma doença mieloproliferativa associada a um aumento no número e tamanho de plaquetas circulantes. A trombocitose reativa é uma contagem elevada de plaquetas secundária a outra doença. É correto afirmar:
🧠 Mapa Mental
A coleta de sangue venoso para obtenção de plasma é muito comum na rotina de um laboratório de análises clínicas e em geral é feita em tubo, que deve ser conservado a 0ºC, por no máximo 48 horas. Após esse período, pode haver decomposição dos componentes bioquímicos. A fim de evitar a degradação da glicose, é recomendado o uso de
🧠 Mapa Mental