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Questões de Concurso: Gestão de Conflitos

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Nos conflitos intrapessoais, intracoletivos e intercoletivos, nem sempre as partes apresentam características similares. Motivações, valores e objetivos podem variar bastante, de modo que um fato específico pode, em dado momento, representar um benefício a alguém ou a um grupo, mas, em outro momento, pode significar uma perda para a outra parte. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.

As informações constituem uma das fontes de origem de um conflito; nesse sentido, o conflito pode ser causado por ausência de informação, informação incorreta, conceitos relevantes diferentes, interpretações diferentes dos fatos e procedimentos de avaliação diferentes.

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Com relação a grupos e equipes, julgue o item subsecutivo.

Conflitos, divergências e confrontos de ideias devem ser tratados como oportunidades de aprendizagem e motores de mudanças individuais, grupais e organizacionais, porque estimulam o debate de ideias e suscitam soluções novas e mais criativas para os problemas enfrentados pela equipe de trabalho.
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Evita a geração de conflitos no ambiente de trabalho o colaborador que
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Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.

Entre os tipos de comportamento existentes para a resolução de conflitos, encontra-se o passivo-agressivo, que é caracterizado por muita irritação e por uma postura fechada, expressa por poucas palavras.

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Acerca da gestão de conflitos e negociação no contexto organizacional, julgue o item subsequente.

A definição de estratégias de resolução de conflitos é o estágio do processo de conflito no qual se escolhem as estratégias que orientarão a predisposição para agir entre as partes.
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Com relação à psicodinâmica do trabalho, à saúde do trabalhador e à ergonomia, julgue o item a seguir.

A falta de oportunidade de enfrentamento das situações de trabalho que geram um processo de adoecimento físico e mental nos trabalhadores está relacionada com os modelos de gestão e produção adotados pelas empresas, sendo ameaças ao bem-estar e à saúde dos trabalhadores.
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O progresso industrial e tecnológico fez as organizações crescerem e tornou a figura do chefe mais distante de seus colaboradores. O profissional que gerencia pessoas deve atentar para esse aspecto e investir no processo de liderança junto a sua equipe. Para tal, é necessário, cada vez mais, que as relações humanas no trabalho sejam manejadas habilmente, pois elas têm um forte impacto no sucesso organizacional.

 Tomando o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes acerca de habilidades interpessoais, julgue os itens que se seguem.

Ter habilidade de empatia — saber colocar-se no lugar do outro — é muito positivo nas relações interpessoais, uma vez que pode contribuir para a resolução de eventuais conflitos.

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