Entrar

Questões de Concurso: Gestão de Competências

Confira aqui questões de Gestão de Competências para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Uma organização que pretenda introduzir a gestão por competências como metodologia aplicada para gerenciamento de seus recursos humanos, deverá cumprir como etapa necessária de tal metodologia,
🧠 Mapa Mental
Leia as afirmações abaixo:
I. Entende-se por motivação o processo formado de razões ou motivos que explica, estimula ou provoca uma ação ou comportamento nas pessoas; II. Desempenho é o resultado conseguido através da utilização de algum esforço intelectual ou físico; III. A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, apresenta as necessidades humanas divididas em 4 categorias: básicas, segurança, sociais e autorrealização; IV. Para a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, somente os fatores extrínsecos produzem a satisfação com o trabalho.
Marque a opção CORRETA.
🧠 Mapa Mental
Atualmente, as organizações dispõem de diversos equipamentos para a realização das rotinas administrativas dos escritórios. No entanto, é necessário que se utilize a conduta adequada no uso desses equipamentos. Sobre a internet a partir de redes de computadores privativas da organização é correto afirmar que
🧠 Mapa Mental
Documento é todo e qualquer veículo que serve de suporte material para a fixação e transmissão de uma informação. Após um determinado tempo de uso, um documento pode tornar-se inativo, ou seja, não mais será utilizado rotineiramente para a transmissão de informações, mas poderá ser consultado esporadicamente, mediante necessidade. Nesse caso, a conduta apropriada a ser tomada pelo assistente administrativo responsável, em relação a esse documento, é
🧠 Mapa Mental
A respeito das etapas da gestão por competências, julgue o item subsequente.

A primeira etapa da gestão por competências permite que a empresa identifique entre seus colaboradores lacunas ou deficiências capazes de causar bloqueio ou retardar a obtenção dos objetivos estratégicos da organização.
🧠 Mapa Mental
Marras (2017) define que existem dois tipos de indicadores de performance em Gestão de Pessoas: indicadores quantitativos e qualitativos. Os indicadores quantitativos são aqueles que demonstram - em geral - dados numéricos. Entre os indicadores quantitativos mais comuns utilizados na área de gestão de pessoas está aquele que reconhece o montante de faltas no trabalho, bem como atrasos e saídas antecipadas acontecidas durante um determinado período. Esse indicador é gerenciado por um índice que leva o seu nome. Qual é esse indicador?
🧠 Mapa Mental

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ́ “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.

Nas três dimensões de competência, encontra-se o famoso CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes). Conhecimentos conglomeram a informação em si, o saber por quê. As habilidades estão vinculadas à técnica, à capacidade e ao saber como. As atitudes mostram a identidade, a determinação e o querer fazer.

🧠 Mapa Mental

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ́ “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.

Um modelo utilizado para a implementação da gestão por competências nas empresas tem como passo inicial a identificação do gap (lacuna) de competências dessas organizações. Esse processo consiste em estabelecer os objetivos e as metas a serem alcançados segundo a intenção estratégica das organizações e, depois, identificar a lacuna entre as competências necessárias à consecução desses objetivos e as competências internas disponíveis nas empresas. Os passos seguintes compreendem o planejamento, a seleção, o desenvolvimento e a avaliação de competências, buscando minimizar a referida lacuna, o que pressupõe a utilização de diversos subsistemas de recursos humanos, entre os quais estão o recrutamento, a seleção, o treinamento e a gestão de desempenho.

🧠 Mapa Mental