Questões de Concursos Públicos: Fundamentos da Saúde

Encontre aqui questões Fundamentos da Saúde de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Quais dos agentes a seguir são classificados como fármacos anti-hipertensivos?

I- Agentes simpaticoplégicos.

II- Diuréticos.

III- Inibidores da ação ou produção da angiotensina.

IV- Vasodilatadores diretos.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os procedimentos da fisioterapia têm por objetivo contribuir para a prevenção, a cura e o agravamento das condições de saúde dos pacientes com câncer.

II. A acupuntura é uma prática de agulhamento usada no tratamento de doenças agudas e crônicas. Na lombalgia, essa prática pode obter resultados positivos, pois seus mecanismos de ação agem diretamente no sistema nervoso central, atuando na produção e liberação de hormônios com efeitos analgésicos, como a endorfina e a morfina, promovendo a sensação de bem-estar.

III. A fisioterapia esportiva é uma especialidade focada em ações específicas para atletas, gestantes, parturientes e recém-nascidos a fim de melhorar as funções do aparelho digestivo desses indivíduos.

Marque a alternativa CORRETA:

O fisioterapeuta é um profissional que está em contato intenso com o paciente. O cuidado adequado em relação ao contato físico, contato de equipamentos e materiais deve ser respeitado. Sobre a biossegurança nos atendimentos fisioterapêuticos, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

Um trabalhador braçal exerce sua atividade laboral na posição bípede estática, transferindo caixas com aproximadamente 7 kg de uma bancada de produção para outra ao lado, o que exige frequentemente movimentos de rotação de tronco.

Considerando a análise ergonômica e biomecânica e as suas influências sobre os discos intervertebrais na situação acima descrita, julgue os próximos itens.

Ocorre uma força tensiva nas fibras que estão na direção da rotação e uma força de cisalhamento no plano de rotação.
Acerca da anatomia do sistema cardiorrespiratório, julgue os itens subsequentes. Os pneumócitos do tipo II secretam surfactante, cuja função é aumentar a tensão superficial dos alvéolos, reduzindo o colapso.
O conhecimento anatômico das estruturas musculares e suas relações de origem e inserção contribui para que o fisioterapeuta identifique as linhas de ação de cada músculo ou grupo muscular no movimento realizado. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. A posição do antebraço, quer em supinação, quer em pronação, não afeta a ação do músculo braquial na flexão do cotovelo.
Com relação à anatomia e fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório, julgue os itens a seguir. O brônquio principal esquerdo se apresenta mais largo e mais curto que o direito, o que explica o maior afluxo de corpos estranhos que nele penetram.
A lei de Poiseuille tem como objetivo avaliar o comportamento do fluxo de sangue dentro das veias e artérias do corpo humano, bem como descrever as variáveis dependentes. Com base nessa lei, julgue os itens a seguir. Quanto maior for a diferença de pressão entre as duas extremidades de um vaso, menor será a velocidade do fluxo sanguíneo.
A fibromialgia é uma doença crônica e sistêmica que cursa com dor difusa, fadiga, sono não reparador, sintomas cognitivos, além de outros sintomas. No que diz respeito à abordagem fisioterapêutica para os pacientes acometidos por essa patologia,

Em relação às alterações do sistema nervoso central (SNC) e periférico, as doenças crônicas, os problemas cardiovasculares e pulmonares, as neoplasias e os procedimentos cirúrgicos são causas de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Considere as informações a seguir relativas à avaliação do paciente na UTI.

I As informações fornecidas pelo exame clínico, associado a parâmetros de monitores multiparamétricos, ventilador mecânico e de equipamentos específicos (ventilômetro, manovacuômetro, peak flow) de avaliação contribuem, de forma efetiva, para o diagnóstico clínicofuncional.

 II A observação dos hábitos de vida e os aspectos socioeconômicos e culturais não exercem influência sobre a patologia de base (diagnóstico) e suas consequências.

III As alterações como ansiedade, longa permanência hospitalar, síndrome do imobilismo e manipulação indevida contribuem para agitação psicomotora e complicações inerentes ao processo mórbido.

 IV Os reflexos profundos são avaliados para verificar a qualidade da condução do impulso elétrico em direção ao músculo; no entanto, não são testáveis em pacientes de UTI.

Das afirmações, estão corretas