Questões de Concursos Públicos: Freud

Encontre aqui questões Freud de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Na abordagem freudiana, a energia psíquica que direciona o indivíduo na busca de pensamentos e comportamentos prazerosos é denominada
Segundo Desviat (2018), Freud ao descentralizar a ideia do homem com a noção de inconsciente mostra um continuum entre:
Segundo Green (2017), o que Freud preza acima de tudo em sua teoria do inconsciente não é o recalcado, “pois ele acabará por defender a dissociação entre o recalcado e o inconsciente”, mas sim o poder criador do:
Lacan ofereceu uma alternativa aos termos de Freud, utilizando outros termos, um outro vocabulário, até pelo emprego que fazemos de termos como o Sujeito, o outro com letra maiúscula, assim como outros aspectos da grafia de termos que não pertencem à linguagem de Freud . Assim sendo, a prevalência dada durante certo tempo por Lacan à função da palavra e ao campo da linguagem, referências em Freud são - é o mínimo que se pode dizer - menos numerosas, menos insistentes do que em Lacan. E, portanto, houve tempo em que Lacan substituir substituir à obra de Freud uma outra lógica. (...) -
(Adaptado) (http://www.psicanaliselacaniana.com/estudos /serlacaniano.html)
Marque a alternativa que representa a visão de Lacan:

Analise as afirmativas a seguir:
I. Na perspectiva da Gestalt-terapia, um diagnóstico baseado nos rótulos nosológicos oriundos da psiquiatria clássica, sem uma compreensão psicodinâmica, de nada serve ao propósito do diagnóstico gestáltico, uma vez que facilita e viabiliza uma melhor percepção do processo e do indivíduo. II. Segundo Freud, o ego seria o sistema original da personalidade, ligado às ações primárias e às pulsões inconscientes, ou seja, as satisfações e prazeres corporais. O id, por sua vez, é o lado racional, que obedece aos princípios da realidade, controlando os impulsos do ego. O superego é o lado da personalidade responsável pelos valores sociais e morais. É o superego que determina os impulsos instintivos do indivíduo.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A neuropsicologia é uma especialidade que atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral. Utiliza-se para isso de conhecimentos pragmáticos angariados pelas neurociências (como a oncologia e a biologia) e pela prática clínica, com metodologia estabelecida experimental ou clinicamente. II. A teoria da personalidade é também conhecida como teoria psicanalítica da personalidade, devido à psicoterapia - prática defendida pelo neurologista austríaco Sigmund Freud. Para Freud, toda ação é movida por forças internas, que estão diretamente ligadas ao prazer e determinadas pela genética, ou seja, para ele, o desenvolvimento da personalidade é regido por um fator químico chamado de libido.
Marque a alternativa CORRETA:
Segundo Green (2017) no período terminal de sua obra, Freud faz uma importante distinção entre verdade histórica e verdade material. Para Green, Freud não fornece uma definição precisa dessas noções, mas permite compreender que a verdade histórica é o que foi considerado como: