Entrar

Questões de Concurso: Fototerapia

Confira aqui questões de Fototerapia para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação aos efeitos terapêuticos do laser.
( ) O efeito anti-inflamatório do laser de baixa potência está relacionado à estimulação da microcirculação, o que garante um eficiente aporte de elementos nutricionais e defensivos para a região lesionada. ( ) O efeito antiedematoso do laser pode ser justificado a partir do estímulo à microcirculação, proporcionando condições para a resolução da congestão causada pelo extravasamento de plasma. ( ) O efeito cicatrizante do laser se explica pela diminuição da produção de ATP, o que proporciona, também, uma diminuição da velocidade mitótica celular. ( ) O efeito analgésico do laser de alta potência é conseguido através da redução na síntese de prostaglandinas, decrescendo a potencialização da bradicinina.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimentos dos parênteses.
🧠 Mapa Mental
Um paciente de 20 anos de idade sofreu traumatismo raquimedular em nível torácico T6 após acidente automobilístico há um ano. Desenvolveu paraplegia em membros inferiores, tornando-se cadeirante. Atualmente trabalha como programador de sistemas e passa longos períodos sentado na própria cadeira de rodas. Há aproximadamente quatro meses, apareceu uma ulceração em nádega direita que tem aumentado de tamanho, apesar do acompanhamento médico. O paciente foi, então, encaminhado para fisioterapia com diagnóstico de úlcera de pressão grau III, com uma ferida aberta crônica de 4 cm de diâmetro em região da tuberosidade isquiática direita. Ao exame clínico, não se observou ferida infectada.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O laser de baixa intensidade está indicado para esse paciente e deve ser aplicado dentro da ferida para gerar cicatrização.
🧠 Mapa Mental
Um paciente de 42 anos idade, fisicamente ativo, praticante de tênis, iniciou com dor insidiosa em tendão calcâneo à esquerda. Após consulta médica, foi orientado ao afastamento da atividade esportiva até remissão do sintoma álgico, ao uso de antiinflamatório não esteroidal e a fisioterapia.

Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Laserterapia de baixa intensidade deve ser introduzido como recurso de tratamento, enfatizando maiores comprimentos de ondas, em torno de 800 nM a 900 nM, para atingir o tecido mais profundo.
🧠 Mapa Mental
Uma paciente de 44 anos de idade, funcionária de uma empresa da indústria têxtil, refere que, após levantar material pesado para colocá-lo em uma prateleira acima do nível da cabeça, sentiu uma fisgada muito forte no ombro direito. Foi atendida pelo médico do trabalho que a afastou das atividades laborais, solicitou raios X de ombro e encaminhou a paciente para a fisioterapia. No exame de imagem, a anatomia óssea estava preservada, porém notou-se um acrômio do tipo ganchoso (classificação grau III de Bigliani). Na avaliação fisioterapêutica, constataram-se dor grau 7 pela EVA em região da tuberosidade maior do úmero, sem edema ou elevação da temperatura local, restrição da amplitude de movimento para os movimentos de flexão e rotação lateral de ombro acima de 90º, além de força grau 3 avaliada pelo teste manual.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A laserterapia oferece alívio da dor e estimula a cicatrização tendinosa para pacientes com tendinopatia do ombro.
🧠 Mapa Mental
O processo que envolve a tendinopatia é compreendido como uma resposta de cicatrização malsucedida, caracterizada por uma combinação de degeneração das células do tendão, ruptura das fibras de colágeno e proliferação irregular de tenócitos, resultando em uma matriz extracelular pobre em colágeno.

RHIM, H.C., et al. Comparative Efficacy and Tolerability of Nonsurgical Therapies for the Treatment of Midportion Achilles Tendinopathy: a Systematic Review With Network Meta-analysis. The Orthopaedic. In: Journal of Sports Medicine, 2020, com adaptações.

Tendo em vista as informações do texto, um paciente corredor de 35 anos de idade, que apresenta dor persistente na região dos tornozelos. Ele relata diminuição da capacidade física, levando a uma redução importante dos percursos de treino (dos 10 km, passou a correr apenas 2 km), além da presença de rigidez matinal frequente. O exame de ressonância magnética foi realizado e observou-se um espessamento do tendão calcâneo. Mediante exame de imagem e avaliação clínica realizada, o paciente foi diagnosticado com tendinopatia da região medial do tendão calcâneo.

Com base nesse caso clínico, no texto e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 

A laserterapia de baixa intensidade, associada aos exercícios excêntricos, demonstra melhores resultados no alívio clinicamente significativo da dor, quando comparada somente aos exercícios excêntricos, na análise de longo prazo (mais de 12 meses de acompanhamento). Dessa forma, existem dados científicos suficientes para apoiar os efeitos clínicos da laserterapia de baixa intensidade para tendinopatia de Aquiles.

🧠 Mapa Mental