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Questões de Concurso: Formação e desenvolvimento de acervos

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Em desenvolvimento de coleções, a função planejamento e elaboração de políticas exige diversas tomadas de decisão. Julgue os itens a seguir sobre o assunto acima e depois escolha a opção correta.

I. Manutenção de catálogos comerciais de livrarias e editoras.

II. Estabelecimento de diretrizes para avaliação das coleções.

III. Indicação de alternativas para obtenção de recursos.

IV. Definição dos assuntos que irão compor o acervo.

V. Elaboração de rotinas, de um fluxo de trabalho para agilizar os seviços.

Estão corretos os itens:

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Texto associado.
Acerca do desenvolvimento de coleções em unidades de
informação, que inclui os processos de seleção e aquisição desses
materiais, julgue os itens a seguir.

O desenvolvimento de coleções em unidades de informação segue um plano predeterminado, que pode ser adaptado à medida que as necessidades informacionais dos usuários vão se modificando.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

O desenvolvimento de coleções, sejam elas digitais ou impressas,
constitui uma atividade bibliotecária fundamental. Acerca desse
assunto, julgue os próximos itens.

No contexto das bibliotecas digitais, a origem dos recursos de informação pode ser diversificada, como, por exemplo, materiais originalmente digitais, periódicos eletrônicos originalmente digitais, periódicos eletrônicos com licença de uso, livro eletrônico e materiais substitutos de obras impressas. Nesse sentido, é possível que, para cada uma dessas origens, seja necessário ter políticas distintas de desenvolvimento de coleções.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

O desenvolvimento de coleções, sejam elas digitais ou impressas,
constitui uma atividade bibliotecária fundamental. Acerca desse
assunto, julgue os próximos itens.

Em uma biblioteca, o descarte de materiais também pode ser denominado de seleção negativa. Esse processo é classificado em três tipos: retirada das estantes e passagem para a reserva, retirada do acervo e doação e destruição do documento depois da avaliação criteriosa.

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Texto associado.

Texto para os itens de 107 a 115

Ao avaliar um acervo, o que se procura de fato é
determinar o que a biblioteca deveria possuir e não possui, e o
que possui, mas não deveria possuir, tendo em vista fatores de
qualidade e adequação da literatura publicada, sua obsolescência,
as mudanças de interesse dos usuários, e a necessidade de
otimizar o uso de recursos financeiros limitados. A avaliação de
um acervo, ou de parte dele, pode ser feita com o objetivo de
melhorar as políticas de desenvolvimento de coleções, melhorar
as políticas relacionadas com períodos de empréstimo e taxas de
duplicação, ou embasar decisões relacionadas ao uso do espaço.
F.W. Lancaster. Avaliação de serviços de bibliotecas.
Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1996.

De acordo com o texto, um dos objetivos da avaliação do acervo
de uma biblioteca é melhorar as políticas de desenvolvimento de
coleções. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Além das diretrizes que orientam as decisões a respeito do acervo, a política de desenvolvimento de coleções deve contemplar políticas de avaliação do acervo e da comunidade que se pretende atender.

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Os seguintes itens relativos ao acervo de bibliotecas: análise dos objetivos gerais da instituição à qual a biblioteca pertence; definição da extensão e profundidade da cobertura temática; conhecimento da situação e análise quantitativa da coleção, são alguns tópicos que deverão ser levados em conta

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A aquisição de livros antigos e raros em geral é problemática porque

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O desenvolvimento de coleções é de suma importância em bibliotecas universitárias. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem

Nas bibliotecas universitárias, exige-se a aquisição máxima de três exemplares por título de livro que conste na bibliografia básica das disciplinas dos cursos da universidade, ressalvados os casos previstos na política de seleção.

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Texto associado.

Para Evans, o desenvolvimento de coleções define-se
como um "processo de identificação dos pontos fortes e fracos
de uma coleção de materiais de biblioteca em termos de
necessidades dos usuários e recursos da comunidade, devendo-se
tentar corrigir as fraquezas existentes, quando constatadas; o que
vai requerer constante exame e avaliação dos recursos da
biblioteca e constante estudo das necessidades dos usuários,
como de mudanças na comunidade a ser servida".

Alba Costa Maciel e Marília Alvarenga Rocha Mendonça. Bibliotecas como organizações.
Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2006. (com adaptações).

Considerando o processo de formação e desenvolvimento de coleções, assinale a opção correta.

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