Entrar

Questões de Concurso: Fisioterapia Respiratória

Confira aqui questões de Fisioterapia Respiratória para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A vibração é uma técnica de higiene brônquica. Sobre essa técnica, considere a alternativa incorreta:
🧠 Mapa Mental
Shaking é uma manobra utilizada com a finalidade de acelerar a remoção de secreções por meio do sistema de transporte mucociliar. Sobre essa técnica, considere a alternativa correta:
🧠 Mapa Mental
A principal intervenção de fisioterapia respiratória em portadores de DPOC é a reabilitação pulmonar. Em um programa de reabilitação pulmonar, qual dos componentes deve obrigatoriamente constar?
🧠 Mapa Mental
Coloque (V) para sentenças verdadeiras e (F) para sentenças falsas, considerando os aspectos fisiopatológicos da DPOC.
( ) As alterações fisiopatológicas da doença promove um desequilíbrio entre ventilação e perfusão (V/Q), que se constitui o principal mecanismo da hipoxemia na fase avançada da doença. ( ) Em fases mais avançadas da doença, o agravamento do distúrbio somado a Hipoventilação crônica progressiva leva à redução do CO2. ( ) Os distúrbios de troca gasosa só aparecem nas fases iniciais da doença associados com quadro de dispneia. ( ) A dispneia é provocada pela obstrução alveolar que acarreta o fenômeno da hiperinsuflação pulmonar. ( ) O sinal clínico importante para o diagnóstico de enfisema pulmonar é a tosse produtiva presente há mais de dois anos durante pelo menos 3 meses.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
🧠 Mapa Mental
As percussões pulmonares proporcionam ondas de energia mecânica que são aplicadas na parede torácica e transmitidas aos pulmões. O objetivo da percussão torácica é:
🧠 Mapa Mental
Sabe-se que na terapia de expansão pulmonar o principal mecanismo de ação se dá pelo aumento do gradiente de pressão transpulmonar. Analise as assertivas a seguir:
( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado por negativação da pressão alveolar. ( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado por positivação da pressão alveolar. ( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado pelo crescimento da positivação do espaço pleural. ( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado pela negativação da pressão pleural. ( ) Durante a inspiração, a positivação da pressão das pleuras determina melhor expansão alveolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
🧠 Mapa Mental
Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação aos volumes e capacidades pulmonares.
( ) Volume corrente: quantidade de ar trocado durante uma inspiração tranquila seguida por uma expiração também tranquila. ( ) Volume de reserva inspiratória: quantidade máxima de ar que uma pessoa pode inspirar depois de uma expiração em repouso. ( ) Capacidade vital: quantidade total de ar contido nos pulmões após uma inspiração máxima. ( ) Capacidade pulmonar total: é medida por meio de uma inspiração máxima seguida de uma expiração máxima.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimentos dos parênteses.
🧠 Mapa Mental
Analise as afirmativas a seguir: I. O paciente deverá repousar de 5 a 10 minutos antes de realizar a espirometria. Após a inspiração profunda, a pausa pós-inspiratória não deve exceder 3 segundos, pois broncodilatação e alterações na retração elástica dos pulmões podem ocorrer. Durante todo o teste, é importante monitorar o paciente para que não haja vazamentos e mordedura do tubete ou bocal. Além disso, é fundamental que o paciente seja estimulado a realizar um esforço "explosivo" no início da expiração e a manter o esforço expiratório pelo tempo necessário, ou seja, até que um platô seja observado na curva volume-tempo, o que é um critério para o término da manobra. II. Uma das técnicas utilizadas no Método de Anéis de BadRagaz (MABR) é a Combinação de isotônicas. Nela, o paciente realiza uma movimentação ativa ao longo da amplitude de movimento (contração concêntrica) e o terapeuta aplica uma resistência, solicitando posteriormente que uma determinada posição seja mantida (contração estabilizadora) para, depois, permitir que o segmento movimentado retorne lentamente (contração excêntrica). Não ocorre relaxamento entre os três tipos de contração, e o objetivo dessa manobra é o controle ativo, coordenação e o treino funcional do controle excêntrico dos movimentos, além do fortalecimento muscular. Marque a alternativa CORRETA:
🧠 Mapa Mental
Homem com 40 anos de idade, peso ideal calculado de 66 kg, com diagnóstico de infecção por covid-19, foi admitido em hospital apresentando os seguintes sintomas: respiração espontânea em ar ambiente, SpO2 91%, ausculta pulmonar com crepitações bilaterais. A tomografia de tórax revelou imagem em vidro fosco. Após 24 horas, os sintomas evoluíram para desconforto respiratório e franca insuficiência respiratória. O paciente foi prontamente intubado e passou a receber assistência ventilatória mecânica com os seguintes parâmetros ventilatórios: ventilação por volume controlado (VCV), VC 560 mL (8 mL/kg do peso ideal); frequência respiratória 18 irpm; pressão inspiratória máxima 35 cmH2O; pressão de platô 30 cmH2O; PEEP 10 cmH2O; FIO2 65%; e SpO2 96%. Relação PaO2/FIO2 = 123.
Com relação a esse caso clínico, julgue o item subsequente.
A posição ventral melhora a oxigenação, porém não reduz a mortalidade.
🧠 Mapa Mental