Questões de Concursos Públicos: Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia

Encontre aqui questões Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Luxações do quadril são lesões pouco frequentes e graves. Elas são frequentemente associadas a fraturas pélvicas. Uma articulação do quadril normal é estável e forte. Uma luxação do quadril só pode ocorrer quando uma força intensa é aplicada à articulação do quadril como um trauma de alta energia como quedas ou acidentes automobilísticos. O tipo mais comum em emergências traumatológicas é:
As síndromes do impacto e outras condições dolorosas do ombro têm fatores etiológicos variados e, portanto, podem ser classificadas de diversas formas, uma delas é com base nos microtraumas progressivos, também conhecido como classificação de Jobe, dividida em grupos a saber:
I- Grupo 1: impacto puro. II- Grupo 2: tecidos moles hiperelásticos, resultando em instabilidade anterior ou multidirecional e impacto. III- Grupo 3: impacto associado com lesão labral e/ou capsular, instabilidade e síndrome do impacto secundária. IV- Grupo 4: instabilidade anterior sem impacto associado.
Estão devidamente caracterizados os grupos descritos apenas em:
As fraturas ósseas podem ser classificadas quanto à força de angulação produzindo fraturas transversas ou oblíquas. Com relação às forças de angulação pode-se afirmar que:
O aumento do volume da articulação à custa das partes moles, como a membrana sinovial, cápsula e ligamentos periarticulares, caracteriza, ao fisioterapeuta, o achado semiológico denominado:
A artrite reumatóide (AR) é uma afecção reumática extremamente variada, tanto em suas manifestações quanto em sua gravidade e progressão, sendo caracterizada por períodos de exacerbação e de remissão. Fazem parte das manifestações extra-articulares da AR:
A entorse de tornozelo é uma lesão comum em atletas, ocorrendo com maior frequência nos atletas de futebol, basquete e vôlei, correspondendo a cerca de 10% a 15% de todas as lesões do esporte, acontecendo geralmente ao pisar em terreno irregular ou degrau. Os principais ligamentos atingidos neste tipo de lesão são:
É o nome dado à malformação das articulações do bebê, ocasionando limitação de movimento e menor força muscular. Nesse quadro, o bebê tem dificuldade em mover as articulações devido a uma contratura. Normalmente, as articulações não se desenvolvem, a cápsula articular (membrana que envolve as articulações) se torna fibrosa e espessa, dificultando os movimentos. Além disso, os tendões se tornam fibrosos e o músculos ficam atrofiados e desenvolvem infiltrações de gordura. Tudo isso faz com que a criança não consiga mover as articulações que estão com este dano.

O conceito do texto acima refere-se à:

Assinale a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas abaixo a respeito da dor muscular em um programa de exercícios realizados no tratamento fisioterapêutico traumato-ortopédico.
1. A dor muscular após os exercícios parece estar relacionada com lesão ou isquemia muscular, ou com o acúmulo de metabólitos no próprio músculo, em virtude da irrigação sanguínea insuficiente durante o exercício. 2. A profilaxia da dor muscular induzida pelo exercício inclui a diminuição gradativa da intensidade e da duração do exercício. 3. O início imediato da dor muscular ocorre durante ou logo depois da atividade intensa e em geral regride lentamente com o repouso. 4. Os exercícios de resistência podem provocar dor muscular logo depois da atividade, ou 24 a 72 h depois do exercício realizado. 5. Um intervalo adequado de recuperação deve ser incluído no programa de treinamento para evitar fadiga e facilitar a remoção do ácido láctico.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Com relação ao uso de técnicas de alongamento no tratamento de pacientes com Síndrome da Dor Trocantérica, assinale a alternativa correta.
Durante a confecção do encaixe das próteses do membro inferior, apesar de se buscar contato total, devem ser criadas regiões de alívio nas eminências ósseas, sem, no entanto, tirar o contato. Essas áreas de alívio são, EXCETO: