Questões de Concursos Públicos: Fisiologia do Exercício

Encontre aqui questões Fisiologia do Exercício de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O triatlo é um evento composto de três modalidades de endurance. Existem várias combinações de modalidades no triatlo, dependendo da região/país onde se desenvolve. Mas a combinação mais popular e reconhecida de triatlo é composta por natação, ciclismo e corrida. As fibras musculares predominantes nesses atletas têm como características:
A resistência aeróbia, também designada resistência cardiorrespiratória, depende da capacidade do organismo em captar, fixar, transportar e utilizar o oxigênio. O parâmetro fisiológico que melhor traduz a potencialidade desse sistema é o consumo máximo de oxigênio.

Analise as afirmativas a seguir relativas à fisiologia cardiorrespiratória.


I. Por ventilação pulmonar entende-se a quantidade de ar mobilizada durante um minuto, por meio da inspiração e expiração. O número de inspirações e expirações realizadas durante um minuto designa-se frequência respiratória. A quantidade de ar mobilizada em cada ciclo inspiratório / expiratório designa-se volume corrente.

II. Para a melhora cardiovascular, o desportista deverá seguir um regime de treino aeróbio designado cardiovascular ou treino da resistência geral, no qual se utilizam exercícios que solicitam uma percentagem significativa da massa muscular ativa, realizados com elevado volume e densidade, a uma intensidade submáxima. Exemplo de atividades: corrida, natação, ciclismo e remo.

III. O coração localiza-se na cavidade torácica entre os pulmões e possui quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos. A parte muscular do coração designa-se miocárdio e é constituída por células musculares cardíacas excitáveis eletricamente. É um músculo involuntário que possui automatismo e ritmo.

Estão corretas as afirmativas
Conforme Cláudio Gil Soares de Araújo, o corpo humano utiliza três sistemas de energia principais para provisão da força muscular, necessária nas provas atléticas e nas atividades físicas diversas. Relativamente a esses sistemas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de sistemas às suas respectivas características.
Coluna 1 1. Fosfágeno. 2. Glicogênio ácido lático. 3. Aeróbico.
Coluna 2 ( ) Libera energia pela conversão do glicogênio em ácido lático. ( ) Libera energia pela metabolização dos carboidratos, das gorduras e das proteínas com o oxigênio; os carboidratos e os lipídios são os principais combustíveis metabólicos do exercício. ( ) Armazena energia de ligações de alta energia do trifosfato de adenosina e da fosfocreatina; constitui o suprimento energético imediato para a contração muscular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Com relação à anatomia e fisiologia do exercício, a prática de atividade física do tipo anaeróbica desenvolve qual tipo de hipertrofia no coração, que como qualquer musculo do corpo, necessita de oxigênio para que funcione adequadamente.
Na fisiologia do exercício, temos moléculas altamente energéticas, que após a quebra da ligação, liberam energia para as atividades celulares. Sendo ela formada por uma molécula (Adenina + Ribose) e três de Fosfato, marque a alternativa que faz referência ao citado.
A única fonte de energia química que o organismo consegue utilizar no processo de contração muscular provém do adenosina trifosfato (ATP). As células produzem ATP por meio de três sistemas metabólicos: sistema do ATP-CP/via anaeróbia alática; sistema glicolítico/via anaeróbia lática; e sistema da fosforilação oxidativa/via aeróbia.
William D. McArdle, Frank I. Katch e Victor L. Katch. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho. 4.ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998 (com adaptações).
Tendo o texto anterior como referência inicial, e sabendo que diferentes tipos de exercício utilizam diferentes sistemas, assinale a opção que apresenta corretamente a associação da modalidade esportiva com o sistema predominantemente utilizado nessa modalidade, considerando a duração e a intensidade dos respectivos gestos técnicos.
Segundo Powers, apenas os esportes ou exercícios de intensidade moderada a alta representam uma ameaça de distúrbios acidobásicos durante o exercício. São exercícios que envolvam risco de distúrbio acidobásico devido à sua intensidade:
I. Nado de 100M. II. Maratona. III. Vôlei. IV. Futebol americano.
Quais estão corretos?
A mensuração do gasto energético em repouso ou durante o exercício é possibilitada pelo uso da calorimetria. Conforme Powers, aquela que estima a taxa metabólica via medida do consumo de oxigênio é denominada calorimetria:
A função básica do sistema cardiocirculatório é proporcionar fluxo sanguíneo necessário para manter a homeostasia dos vários tecidos do organismo; ou seja, atender às necessidades dos tecidos: transportar nutrientes, remover produtos de excreção, levar hormônios, etc. O fluxo sanguíneo para cada tecido do corpo é quase sempre precisamente controlado em relação às necessidades metabólicas dos músculos esqueléticos em atividade e, portanto, as respostas cardiovasculares ao exercício serão dependentes do seu tipo, intensidade e duração. Segundo Araújo, Leite e Barros, os principais efeitos cardiovasculares que ocorrem durante os exercícios são:
I. Descarga simpática em massa. II. O aumento do débito cardíaco. III. A diminuição da pressão arterial.
Quais estão corretas?

Julgue as seguintes afirmativas:

I. A intensidade e a duração da atividade física influenciam a contribuição relativa das vias de produção de ATP.

II. Para uma atividade física menos intensa e de maior duração (1 a 2 min), as reações anaeróbicas da glicólise (sistema energético formador de lactato a curto prazo) geram a maior parte da energia.

III. O consumo de oxigênio continua elevado acima do nível de repouso após atividade física. O consumo de oxigênio da recuperação reflete as demandas metabólicas do exercício e os desequilíbrios fisiológicos induzidos pelo exercício no período de recuperação.

IV. Atividade física moderada após atividade física intensa (referida como recuperação ativa) facilita a recuperação, em comparação com as técnicas passivas.

São corretas: