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Questões de Concurso: Ética Jornalística

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Luiz Martins da Silva e Fernando O. Paulino (2005) afirmam que há três caminhos possíveis para promover a ética e a qualidade na atuação da mídia: “De início, a „livre? atuação da imprensa, em segundo lugar a interferência estatal e, por fim, a busca de construção de espaços compartilhados”. Para os autores citados, a fim de avaliar o papel e corrigir alguns desvios do jornalismo, foram criados alguns mecanismos de participação do público e da sociedade civil em espaços de arbitragem, de avaliação e de questionamento das práticas jornalísticas, bem como espaços dentro das empresas de comunicação para a autocrítica e a correção de erros cometidos pelos jornalistas. Sobre esse assunto, marque a opção que NÃO se enquadra nas ações ou nos mecanismos contemplados pela análise dos autores citados.
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A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
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No que se refere ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que pode ser impedido por qualquer tipo de interesse. II - A divulgação da informação, precisa e correta, é direito dos meios de divulgação pública, independente da natureza de sua propriedade. III - A informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo.
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O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, em seu artigo 17, aponta que aqueles que o descumprirem estão sujeitos a inúmeras penalidades, tais como a de observação, advertência e
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No que se refere ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - A apresentação de informações pelas instituições públicas, privadas e particulares, cujas atividades produzam efeito na vida em sociedade, é uma obrigação social. II - A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação e a aplicação de censura ou autocensura são um delito contra a sociedade. III - É dever do jornalista lutar pela liberdade de pensamento e expressão.
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De acordo com o Artigo 6º do Código de Ética do Jornalista, marque a única opção que corresponde a um dever desse profissional.
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Em uma época marcada pela profusão de Fake News, cada vez mais se torna importante observar o que determina o Artigo 12 do Código de Ética do Jornalista. Com base nisso, marque a opção abaixo que NÃO reflete um dever do jornalista.
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