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Questões de Concurso: Estatística descritiva

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Considerando um levantamento de dados realizado pelo departamento de Recursos Humanos do Município de Capanema/PR, sobre a idade dos servidores públicos, observada a idade que mais se repete no conjunto de dados, tem-se o conceito estatístico de:
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O conceito de correlação visa explicar o grau de relacionamento verificado no comportamento de duas ou mais variáveis. Assim, a correlação entre duas variáveis indica a maneira como elas se movem em conjunto. Uma empresa obteve uma covariância entre as variáveis “nível de produção” e “nível da taxa de juros” de ?0,63%; o desvio-padrão da primeira variável foi de 14,08% e da segunda de 4,65%. Ao analisar a correlação entre as variáveis, pode-se afirmar que:
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O número de empregados de uma empresa é igual a 200, sendo que 60% são homens e o restante mulheres. Nesta empresa, a média aritmética dos salários da população formada pelos salários dos homens é igual a 5 mil reais, com um coeficiente de variação igual a 30%, e a média aritmética dos salários da população formada pelos salários das mulheres também é igual a 5 mil reais, porém com um coeficiente de variação igual a 20%. Considerando a população formada por todos os 200 empregados da empresa, obtém-se que a variância, em mil reais ao quadrado, dos respectivos salários é igual a
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A respeito de medidas de dispersão marque verdadeiro (V) ou falso (F);


( ) Amplitude é a diferença entre o maior e o menor valor do conjunto de dados, ignora como os dados estão distribuídos.

( ) Coeficiente de variação é uma medida de dispersão que tem como objetivo a avaliação de um conjunto de dados, analisando o quanto eles estão dispersos.

( ) Desvio padrão dá a noção de como os valores de determinado conjunto estão dispersos em relação a sua média aritmética, informa a distância média em que os valores de determinado conjunto de dados estão em relação à média desse conjunto.

( ) Variância mostra a dispersão dos dados em relação à média de um conjunto, o valor do coeficiente de variação é representado em porcentagem e, portanto, pode ser comparado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

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Em um conjunto de medições relativas à largura do leito de um rio, o primeiro quartil e o terceiro quartil foram de 30 metros e 40 metros, respectivamente, enquanto a mediana foi de 32 metros.

Com base nesses dados, julgue o item a seguir.

O valor do segundo quartil é de 32 metros.

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Em um conjunto de medições relativas à largura do leito de um rio, o primeiro quartil e o terceiro quartil foram de 30 metros e 40 metros, respectivamente, enquanto a mediana foi de 32 metros.

Com base nesses dados, julgue o item a seguir.

Os dados medidos são assimétricos negativos.

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Em um conjunto de medições relativas à largura do leito de um rio, o primeiro quartil e o terceiro quartil foram de 30 metros e 40 metros, respectivamente, enquanto a mediana foi de 32 metros.

Com base nesses dados, julgue o item a seguir.

A medição de 50 metros será considerada outlier.

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A seguir tem-se o tempo, em dias, de espera para uma amostra aleatória de sete pacientes que agendaram suas consultas em um posto de saúde local. O X representa o tempo de espera do último paciente.
12 8 25 15 2 3 X
Sabendo-se que a média aritmética do tempo de espera foi de 10 dias, pode-se concluir que a mediana do tempo de espera desses pacientes foi igual a
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Considere que cada funcionário de uma empresa teve aumento de 44% no valor do seu plano de saúde.
Com relação às medidas de tendência central e de dispersão, os novos valores dos planos de saúde, após o reajuste, terão:
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Considere que certo professor preparou uma prova para ser aplicada em duas turmas (A e B) com 40 e 20 alunos, respectivamente. A média aritmética dos tempos que os alunos da turma A levaram para terminar a prova supera a da turma B em 30 minutos e que os desvios-padrão das duas turmas são iguais.
Sabendo-se que os coeficientes de variação das turmas A e B são, respectivamente, 15% e 24%, pode-se concluir que a média aritmética do tempo dos alunos das duas turmas, em conjunto, é igual a
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