Questões de Concursos Públicos: Espaço Geográfico

Encontre aqui questões Espaço Geográfico de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A divisão da geografia em campos de conhecimento da sociedade e da natureza tem propiciado um aprofundamento temático de seus objetos de estudo. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Entende-se por espaço geográfico o ambiente historicamente produzido e apropriado pelo homem durante a organização socioeconômica da sociedade.

Milton Santos, em sua obra Pensando o Espaço do Homem, analisa o “período técnico científico e a universalização da sociedade”. Com relação a essa análise, analise as afirmativas a seguir.

I. A técnica é um objeto de elaboração científica sofisticada e a tecnologia e mass-media estão entre os pilares do atual período tecnológico.

II. O Estado torna-se internacionalizado por suas funções externas e internas, e para assegurar as condições do crescimento econômico ao nível mundial.

III. Os mecanismos de dominação são sistematicamente elaborados e os países subdesenvolvidos assistem à utilização intensiva da sua força de trabalho.

Assinale:

Acerca dos diferentes tratamentos do conceito de território na geografia, julgue (C ou E) os itens a seguir. O conceito de território abrange processos e relações restritos à economia e à política, de forma que as dimensões sociais da cultura direcionam-se às abordagens conceituais geográficas da paisagem e do lugar.

“A presença de manchas de ecossistemas típicos de outras provinciais no interior de um domínio de natureza distinto reflete a dinâmica das mudanças climáticas e paleoecológicas do período quaternário. No Brasil, são exemplos dessas ‘manchas’ as caatingas de Macaé-Cabo Frio, rodeadas por grandes contínuos de Mata Atlântica, ou as áreas de cerrados existentes no entremeio das grandes florestas da Amazônia.”

(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012.)

O modelo científico desenvolvido para explicar a presença desses enclaves ecossistêmicos é conhecido como teoria dos

“A imagem piramidal e hierárquica tradicionalmente associada ao território, na qual os efeitos de proximidade têm supremacia sobre os efeitos de interdependência a longa distância, é cada vez mais menos verdadeira. [...] O exemplo da Amazônia é expressivo. A ligação direta e instantânea de certas localidades da Amazônia com os principais centros econômicos do país tornou, em parte, desnecessária a _____ anteriormente realizada pelos degraus inferiores da _____.”

(Adaptado de Leila Christina Dias. Redes: emergência e organização. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Acerca da regionalização político-econômica do espaço geográfico mundial, julgue os itens a seguir.

No contexto das relações internacionais da época em que a expressão terceiro mundo foi caracterizada, esse conceito foi utilizado como crítica à luta pela descolonização.

Acerca dos diferentes tratamentos do conceito de território na geografia, julgue (C ou E) os itens a seguir. Questões de consciência e de representação do espaço foram elaboradas e assimiladas, ao largo dos séculos XIX e XX, para a definição concreta e imaginária do território como fundamento de soberania do Estado nação.
Marque a alternativa incorreta.
As desigualdades socioespaciais e a exploração humana, que marcam o Brasil em todas as escalas, é um dado das estruturas fundamentais do país e desempenha um papel importante no território e na sociedade. Sobre as questões da desigualdade no Brasil do campo e da cidade, é verdadeiro afirmar que

“Os processos espaciais são as forças através das quais o movimento de transformação da estrutura social, o processo, se efetiva espacialmente, refazendo a espacialidade da sociedade. (...) trata-se de uma expressão empregada por geógrafos para tentar dar conta do que ocorre no espaço ao longo do tempo”.

Fonte: CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 4ª edição. São Paulo: Editora Ática S.A., 1999. pp. 36 e 37.

Considerando os processos espaciais na cidade, é correto afirmar que