Questões de Concursos Públicos: Epidemiologia e Saúde Coletiva

Encontre aqui questões Epidemiologia e Saúde Coletiva de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

De acordo com os conceitos de surto, pandemia, epidemia e endemia, assinale a alternativa incorreta:
Acerca da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), assinale a opção correta.

A Resolução n° 588/2018 do Conselho Nacional de Saúde aprova a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

A PNVS incide exclusivamente sobre a Atenção Primária à Saúde pertencente aos serviços públicos de Saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é CORRETO afirmar que a definição de saúde constituem-se:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.

II. O Sistema Único de Saúde deve estabelecer mecanismos de incentivo à transferência de tecnologia das universidades aos serviços de saúde.

Marque a alternativa CORRETA:
Sobre os conceitos básicos de epidemiologia, assinale a alternativa correta:
A epidemiologia originou-se das observações de Hipócrates feitas há mais de 2000 anos de que fatores ambientais influenciam a ocorrência de doenças. Entretanto, foi somente no século XIX que a distribuição das doenças em grupos humanos específicos passou a ser medida em larga escala. A epidemiologia atual é uma disciplina relativamente nova e usa métodos quantitativos para estudar a ocorrência de doenças nas populações humanas e para definir estratégias de prevenção e controle (BONITA; BEAGLEHOLE; KJELLSTRÖM, 2010). Isso posto, Epidemia, que é uma situação abordada na epidemiologia, significa:
Dada a complexidade do conceito de saúde, a tarefa de mensurá-la também é complexa. O indicador de saúde revela a situação de saúde de um indivíduo ou de uma população. Tal indicador, em geral, é usado para medir aspectos não sujeitos à observação direta: saúde, normalidade, felicidade. Como também a mortalidade, a morbidade, a incapacidade física, o grau de autonomia das pessoas, a estrutura etária da população, a qualidade da prestação de determinado cuidado de saúde. Nesse sentido, a escolha dos indicadores depende dos objetivos da avaliação a que se pretende desenvolver. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas: ( ) Mortalidade foi o primeiro indicador usado e fácil de operar, pois a morte é clara e, objetivamente, definida, e cada óbito tem que ser registrado. ( ) Morbidade é um conhecimento essencial, que permite deduzir os riscos de adoecer a que as pessoas estão sujeitas. ( ) Condições de moradia e do domicílio são estreitamente ligadas com o nível socioeconômico da população. Associados à cobertura e qualidade do saneamento básico são considerados indicadores de morbidade. Assinale a alternativa com a sequência correta:
A operacionalização da vigilância epidemiológica compreende um ciclo de funções específicas e intercomplementares, desenvolvidas de modo contínuo, permitindo conhecer, a cada momento, o comportamento da doença ou agravo selecionado como alvo das ações, para que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia. São funções da vigilância epidemiológica, EXCETO:
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona termo com o seu conceito. Primeira coluna: termo 1- Pandemia 2- Epidemia 3- Endemia Segunda coluna: conceito ( ) Doença que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras. ( ) Qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região de forma persistente e permanente, não atingindo, tampouco se espalhando para outras comunidades. ( ) Doença que apresenta duração contínua, mas somente em determinada área. ( ) Doença que ocorre em uma comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões. ( ) Significa o aumento do número de casos e se espalha por outras localidades Assinale a alternativa com a sequência correta: