Entrar

Questões de Concurso: Ensino em Ciências e Biologia

Confira aqui questões de Ensino em Ciências e Biologia para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Para que ocorra uma renovação do ensino de Ciências na Educação Básica, é necessário que ocorra não somente uma renovação epistemológica dos professores, mas é imprescindível que essa venha acompanhada por uma renovação didático-metodológica de suas aulas, exigindo um novo posicionamento do professor. Para tanto, é importante que, entre outros aspectos, o professor

🧠 Mapa Mental

De acordo com os PCNs, o processo de ensino/aprendizagem é bilateral, dinâmico e coletivo. Portanto, é necessário que se estabeleçam parcerias entre o professor e os alunos assim como parcerias entre os alunos. Diversas são as estratégias que propiciam a instalação de uma relação dialógica em sala de aula, entre as quais destaca-se a experimentação. No que se refere à estratégia de experimentação no ensino de Biologia, levando em consideração as orientações dos PCNs, julgue as afirmativas que seguem.

I As atividades experimentais devem partir de um problema, de uma questão a ser respondida, cabendo ao professor orientar os alunos na busca de respostas.

II As atividades experimentais devem ser desenvolvidas em laboratórios bem equipados, com boas condições de biossegurança, através de roteiros que orientem os procedimentos, cujos resultados sejam previamente conhecidos

III As atividades experimentais devem propiciar oportunidades, para que os alunos elaborem hipóteses, testem-nas, organizem os resultados obtidos, reflitam sobre os resultados esperados, e, sobretudo, os inesperados.

IV As atividades experimentais podem ser realizadas através de experimentos simples, executáveis em casa, no pátio da escola, ou na sala de aula com materiais do dia a dia.

V As atividades experimentais devem ser desenvolvidas, após a discussão da teoria em sala de aula, tendo como principal objetivo comprová-la

Marque a opção que apresenta apenas afirmativas corretas.

🧠 Mapa Mental

Existem vários tipos de atividades práticas que podem ser realizados nas aulas de Ciências. Em aula, um professor mostra diante da classe o que acontece ao misturar água e óleo, em um recipiente, e água e açúcar, em outro. Essa prática constitui uma

🧠 Mapa Mental
No que se refere à bioética, julgue os próximos itens. O Comitê de Bioética constitui-se de profissionais de saúde, bem como de outras áreas, e de representantes da comunidade. Entre seus objetivos incluem auxiliar na reflexão de dilemas morais que surgem na atenção individual de pacientes, prestar consultorias, ensinar, pesquisar e sugerir normas institucionais em assuntos que envolvam questões éticas.
🧠 Mapa Mental

A falta de conhecimentos científicos, muitas vezes, favorece ao professor trabalhar em uma perspectiva de ensino transmissiva, constituindo uma dificuldade para envolvimento em atividades inovadoras. É preciso atentar-se que conhecer o conteúdo da disciplina vai além do que muitos cursos de formação inicial costumam priorizar. Isso inclui

I. conhecer a história das Ciências, sobretudo como forma de associar os conhecimentos científicos que originaram a sua construção;

II. conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos, dominando o método científico utilizado pelos cientistas para validação de teorias;

III. conhecer as interações entre Ciências/Tecnologia/ Sociedade, considerando-se a necessidade de tomada de decisões;

IV. conhecer alguns dos desenvolvimentos científicos recentes, para trabalhar uma visão dinâmica de Ciência, bem como adquirir conhecimentos de outras áreas relacionadas para trabalhar as interações entre diferentes campos;

V. estar preparado para aprofundar e adquirir novos conhecimentos, em função das mudanças curriculares, avanços científicos, questões propostas pelos alunos etc.

Está correto o contido em

🧠 Mapa Mental
Ao realizar a avaliação diagnóstica, o professor precisa localizar, num determinado momento, em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas necessárias para estimular o seu progresso. Esse diagnóstico, onde se avalia a qualidade do erro ou do acerto, permite que o professor possa adequar suas estratégias de ensino às necessidades de cada aluno. Segundo essa explicação, qual das seguintes situações é a mais adequada na execução de uma avaliação diagnóstica?
🧠 Mapa Mental

Animais de estimação são temas frequentes em conversas e atividades entre alunos do Ensino Fundamental.

O trabalho com esse tema também permite

I. identificar etapas do ciclo de vida dos animais e relacioná-las com etapas do ciclo de vida dos seres humanos.

II. desenvolver hábitos responsáveis no trato com animais e ampliar o respeito aos seres vivos de modo geral.

III. reconhecer a anatomia comparada e funcionamento entre animais e seres humanos em relação aos sistemas e órgãos do corpo.

São itens voltados ao ciclo I do Ensino Fundamental aqueles contidos em

🧠 Mapa Mental

A ocorrência de gravidez na adolescência tem aumentado consideravelmente. O conhecimento e o uso adequado de métodos contraceptivos podem reverter esse problema, assim como, em alguns casos, evitar também a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Em relação a esses métodos, é correto afirmar que:

🧠 Mapa Mental