Questões de Concursos Públicos: Enfermagem em Centro Cirúrgico

Encontre aqui questões Enfermagem em Centro Cirúrgico de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O Centro Cirúrgico é o conjunto de áreas e instalações que permitem efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente, e de conforto para a equipe de saúde. Assinale a alternativa incorreta.
Sobre os tipos de limpeza de sala de operação (SO), julgue as sentenças abaixo com ( V ) para sentenças verdadeiras e ( F ) para sentenças falsas.

( ) Limpeza preparatória é feita pelo circulante de sala e profissional do serviço de higienização, cerca de uma hora antes do início da primeira cirurgia do dia.
( ) Limpeza concorrente é realizada pelo circulante de sala e profissional do serviço de higienização, ao término da cirurgia, entre dois procedimentos na mesma SO.
( ) Limpeza operatória é realizada exclusivamente pelo circulante de sala durante o procedimento cirúrgico, para remover a matéria orgânica dos locais onde houve contaminação.
( ) Limpeza terminal é feita pelo circulante de sala e pelo instrumentador, envolvendo lavagem completa de toda unidade do centrocirúrgico e das SO, incluindo tetos e paredes. Esse tipo de limpeza é feita mensalmente

A sequência correta é:
Sobre os períodos da experiência cirúrgica, associe as afirmativas a seguir.  

( 1 ) Período de 24 horas antes do procedimento anestésico-cirúrgico estendendo-se até o encaminhamento do paciente ao Centro Cirúrgico
( 2 ) Começa no início do procedimento anestésico-cirúrgico e vai até o seu término
( 3 ) Compreende as primeiras 24 horas após a intervenção anestésico-cirúrgica
( 4 ) Compreende a chegada do paciente da sala de operação até sua alta para a unidade de origem
( 5 ) Inicia-se após as primeiras 24 horas que seguem à cirurgia e se estende até alta do paciente ou mesmo após seu retorno ao domicílio. 

( ) Pós-operatório imediato
( ) Pré-operatório imediato
( ) Recuperação pós-anestésica
( ) Pós-operatório mediato
( ) Intraoperatório

Assinale a alternativa que representa a sequência correta.
O técnico de Enfermagem que atua no centro cirúrgico deve ter conhecimento especifico e conhecer os termos formados por prefixos utilizados no dia-a-dia cirúrgico, indicando o órgão e o ato cirúrgico a ser realizado.

Assinale a alternativa correta.
A recuperação anestésica (RA) é o local destinado a receber o paciente no pós-operatório imediato até que recupere a consciência e tenha seus sinais vitais estáveis. Leia as afirmativas a seguir.

I. A Assistência prestada ao paciente na RA requer cuidados constantes, necessitando de monitorização e controle rigoroso de sua evolução.
II. A assistência prestada na RA é de cuidados críticos e necessita de uma equipe de enfermagem sempre alerta para atuar de maneira rápida e eficiente diante das complicações.
III. As complicações na RA são raras, as mais comuns são: Choque cardiogênico, choque séptico e hipóxia grave.

Assinale a alternativa correta.
A assistência de enfermagem perioperatória compreende cuidados de enfermagem ao paciente, desde sua admissão no hospital para realizar procedimento cirúrgico, até o momento da alta hospitalar. Dentro desse amplo período assistencial, que inclui a clínica cirúrgica e o centro cirúrgico, são cuidados do técnico de enfermagem:

( I ) Obter informações do paciente sobre algum tipo de alergia, seja ela de qualquer natureza, registrar em prontuário e informar ao enfermeiro plantonista.
( II ) Recomendar ao paciente que, no dia da cirurgia, o mesmo deve realizar higiene íntima e pessoal antes de ser conduzido ao centro cirúrgico, desde que não molhe os cabelos e o couro cabeludo.
( III ) Quanto aos adornos, joias e prótese dentária o paciente deve ser informado pelo técnico de enfermagem para retirá-las apenas na sala de cirurgia, para não correr o risco de perdê-las. A circulante de sala operatória do centro cirúrgico fica responsável pela guarda de todos os adornos do paciente em segurança.
( IV ) Na sala de recuperação pós-anestésica, o técnico de enfermagem deve estar atento aos sinais vitais do paciente continuamente, comunicando ao enfermeiro do setor sobre qualquer alteração e registrar em prontuário.
( V ) Estando o paciente na clínica cirúrgica em pós-operatório, o técnico de enfermagem tem autonomia para retirar sonda vesical de demora do paciente, quando este referir intenso desconforto, desde que deixe registrada sua conduta no prontuário.

É correto o que consta em:  
Segundo o Ministério da Saúde (in Kawamoto et al 2011), antissepsia é o conjunto de meios empregados para impedir a proliferação microbiana e utiliza-se o termo, dentre outros, quando

Antes de realizar o curativo, um técnico de enfermagem pergunta ao cliente sobre cirurgias anteriores e verifica que ele já submeteu-se à colecistectomia e à orquiectomia, correspondendo, respectivamente, a

Ana tem 22 anos de idade e, devido a um acidente com traumatismo de períneo e abdome, submeteu-se a uma cirurgia para correção do trânsito intestinal, após a qual permaneceu com uma colostomia. É fumante desde os 14 anos de idade e obesa. Diante da situação hipotética apresentada e sobre a atuação do técnico de enfermagem no centro cirúrgico, julgue os itens que se seguem em V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Ana tem dois importantes fatores de risco: a obesidade e o tabagismo, que aumentam o risco de complicações durante e após a cirurgia.
( ) No transoperatório, a enfermagem deve atentar-se para a realização de cuidados pertinentes como: à ocorrência de hipotensão e/ou hipotermia.
( ) No pré - operatório imediato é função do técnico de enfermagem verificar acesso venoso para prevenir extravasamento de solução/medicamentos e auxiliar no posicionamento cirúrgico correto da paciente.
( ) Um profissional que fez a degermação e deixa a sala cirúrgica durante o trans-operátorio não precisa, para retornar à cirurgia, passar novamente pelo procedimento de escovação, paramentação e enluvamento.
( ) Suprimentos estéreis, como uma bandeja, que forem abertos para a cirurgia da paciente e não forem utilizados podem ser fechados e reutilizados sem nova esterilização.
( ) Colostomia representa uma abertura cirúrgica na parede abdominal para comunicar uma porção do intestino com o exterior. O pósoperatório pode causar ansiedade e outras questões psicológicas pois, a paciente que terá uma alteração no seu corpo, a equipe de enfermagem deve esclarecer as dúvidas e orientar a paciente sobre os cuidados após o procedimento.