A assistência de enfermagem perioperatória compreende cuidados de enfermagem ao paciente, desde sua admissão no hospital para realizar procedimento cirúrgico, até o momento da alta hospitalar. Dentro desse amplo período assistencial, que inclui a clínica cirúrgica e o centro cirúrgico, são cuidados do técnico de enfermagem:
( I ) Obter informações do paciente sobre algum tipo de alergia, seja ela de qualquer natureza, registrar em prontuário e informar ao enfermeiro plantonista.
( II ) Recomendar ao paciente que, no dia da cirurgia, o mesmo deve realizar higiene íntima e pessoal antes de ser conduzido ao centro cirúrgico, desde que não molhe os cabelos e o couro cabeludo.
( III ) Quanto aos adornos, joias e prótese dentária o paciente deve ser informado pelo técnico de enfermagem para retirá-las apenas na sala de cirurgia, para não correr o risco de perdê-las. A circulante de sala operatória do centro cirúrgico fica responsável pela guarda de todos os adornos do paciente em segurança.
( IV ) Na sala de recuperação pós-anestésica, o técnico de enfermagem deve estar atento aos sinais vitais do paciente continuamente, comunicando ao enfermeiro do setor sobre qualquer alteração e registrar em prontuário.
( V ) Estando o paciente na clínica cirúrgica em pós-operatório, o técnico de enfermagem tem autonomia para retirar sonda vesical de demora do paciente, quando este referir intenso desconforto, desde que deixe registrada sua conduta no prontuário.
É correto o que consta em:
a) I, II, III e IV
b) II, III, IV e V, apenas
c) III, IV e V, apenas
d) I, IV e V
e) I, II e IV